6.524 mamografias foram realizadas no AME Rio Claro

por / 28 de junho de 2012 Saúde sem comentários

Post By RelatedRelated Post

Em 2011, foram diagnosticadas 49 casos de câncer de mama em Rio Claro. A cidade contabiliza mais de 30 mil mulheres com idade acima de 40 anos. “O volume de diagnósticos tem aumentado. Mas poderia ser maior. No decorrer de 2011, 25% das vagas disponibilizadas, por algum motivo, não foram utilizadas por pacientes de Rio Claro. São avaliações que deixaram de ser feitas”, destaca o diretor executivo do AME Rio Claro, Edison Bueno.
Segundo Paulo José Coloço Mello Sartori, médico do Ambulatório Médico de Especialidades de Rio Claro (AME), a mamografia é o único método capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial.
“A mamografia é um exame simples e prático que deve ser realizado anualmente por todas as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos de idade”, afirma o médico.
Ainda hoje diante da facilidade em obter informações e das campanhas publicitárias que incentivam a prevenção, por exemplo, o grande desafio é convencer as mulheres de que a descoberta precoce é o caminho mais fácil para enfrentar a doença, já que a probabilidade de cura está ligada diretamente a prevenção.
Visando prevenir a doença, no ano passado 6.524 mamografias foram realizadas no AME, que atende o município de Ro Claro e mais doze cidades da região, o Sistema Único de Saúde (SUS) custeou 4.800 delas,das quais 2.800 foram feitas no AME por meio de solicitação das Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios Municipais.
De acordo com a Fundação de Saúde do município, os exames de mamografia são feitos a partir de encaminhamento de médico ginecologista. A paciente deve passar por consulta com ginecologista da rede municipal de saúde, que a examinará e, se for o caso, fará o pedido de exame. A unidade de saúde encaminha esse pedido à Central de Regulação que agendará o exame. As solicitações são agendadas conforme nível de prioridade de atendimento, permitindo o acesso de acordo com a classificação de risco e protocolos clínicos.
Segundo pesquisas realizadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 52 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados em 2012 no Brasil. Estudos apontam que as taxas de mortalidade pela doença continuam elevadas, muito provavelmente porque o diagnóstico ainda é mais comum em estágios avançados.

Auto-exame


O auto-exame é um forte aliado na descoberta de nódulos.As mulheres que menstruam devem fazer na semana seguinte ao término da menstruação. Quem não menstrua deve ter uma data fixa para realiza-lo mensalmente.
Para realizá-lo a mulher deve se despir da cintura para cima, ficar em frente ao espelho e observar se há alterações na mama. Depois, levanta o braço e com a mão oposta vai fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos indicador e médio, sentindo a consistência da mama. O teste é feito nos dois seios. Em seguida, deita-se na cama e repete os mesmos movimentos

Share

Juliana Goulart

Estudante do 3º semestre de Jornalismo na Universidade Metodista de Piracicaba. E-mail :juhh_goulart@hotmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*