7° Simpósio de Jornalismo, começa cheio de novas ideias

7° Simpósio de Jornalismo iniciou com novas ideias.

Um painel, para reinventar o Jornalismo, com os expositores  André Maleronka e Felipe Larozza (Vice Brasil), que trouxeram trabalhos, modelos e ideias novas na abertura do 7° Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep, nesta segunda-feira (19), no auditório verde do Campos Taquaral.

A exposição composta por imagens e por manchetes, trouxe um novo olhar ao fotojornalismo, com mais sensibilidade e ineditismo. Fotografar em lugares, que ninguém  tem coragem de ir ou interesse em fotografar.

O fotógrafo Felipe Larozza declarou que a função dele é mostrar o que acontece, e não é denunciar.  A inspiração, fontes dele  para as imagens são pessoas comuns, não profissionais em fotografia.

Larozza informou que não compra fotos de agências de imagens, mas apenas de fotógrafos independentes, ajudando a valorizar o profissional de fotografia. E declarou que “a idéia é fazer bonito”.

Segundo Maleronka, a ideia da Vice é de falar com o público jovem e declarou também que “jornalista não é artista”. André citou varias matérias, dentre elas a entrevista com Fernando Haddad (PT), em que foram feitas perguntas que ninguém tinha a audácia  de perguntá-las.

Os profissionais, trazem conteúdo da Vice mundial para a Vice Brasil. Utilizam como referência leitura e fontes variadas, assuntos de seus interesses pessoais, trabalham com a diversidade. Contaram experiências, de como chegaram na Vice News e com que trabalharam por lá. Levaram ideias diferentes como o uso de Gif’s  e outros tipos de arquivos, mas mantendo a essência do jornalismo.

O primeiro dia do 7° Simpósio foi marcado por imagens excepcionais.

Após o painel, Maleronka e Larozza responderam às perguntas dos estudantes, como  a estrutura da Vice, questão de autorização de imagens, imparcialidade nas matérias. E em uma das respostas sobre o interior ser bem informado, declarou que “onde tem dinheiro tem interesse”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*