A FEBRE DOS FOOD TRUCKS

Post By RelatedRelated Post

Conhecida como capital gastronômica, São Paulo tem sido ocupada por uma nova onda gourmet que teve início no ano passado. Comuns nos Estados Unidos, os food trucks, restaurantes sobre rodas, ocupam ruas em diversas cidades e conquistam cada vez mais adeptos. O modelo de restaurante ambulante é uma opção para quem não quer ou não pode pagar muito, mas não abre mão de comida de qualidade. O serviço itinerante oferece cardápios para todos os gostos, como comida mexicana, americana, japonesa, italiana, etc.

Após a aprovação da lei que legaliza a comercialização de comidas em vias públicas, anunciada em maio de 2014, a moda se espalhou pelo Brasil, e o novo conceito de gourmetização sobre rodas se expandiu para o interior. A cidade de Americana foi a primeira na região a receber esse tipo de evento gastronômico em dezembro de 2014 O modelo deu tão certo que outras cidades já têm datas confirmadas para receber os foods trucks.

No cardápio do food truck especializado em escondidinhos, há versões de carne-seca, carne, frango com catupiry e legumes

No cardápio do food truck especializado em escondidinhos, há versões de carne-seca, carne, frango com catupiry e legumes

A Produtora2 Eventos foi responsável por trazer a tendência para a região. “Tínhamos percebido a movimentação nas capitais e resolvemos arriscar”, conta Thiago Barreto, um dos organizadores do evento. Barreto afirma que alguns cuidados são necessários para se organizar esse tipo de evento, como segurança e local adequado, que garanta boa circulação tanto na área interna quanto ao redor, para não complicar o trânsito da região.

Ele explica que muitas cidades ainda não possuem regulamentação específica para food trucks, que são incorporados à categoria de barracas ou carrinhos de lanche, pagando os impostos municipais das cidades que frequentam. Muitos acreditam que a onda dos food trucks será passageira, mas para o organizador, essa tendência veio para ficar. “Acho que será duradoura. É revolucionário. O que eles conseguem fazer em um trailer ou truck com tão pouco espaço e ferramenta é incrível, porque não perdem a qualidade para restaurantes” afirma.

Vários eventos estão confirmados para os próximos meses, e o destaque é para o Festival Gastronômico de Food Truck & Food Bike de Santa Bárbara d’ Oeste, que vai até 3 de maio, no Tivoli Shopping. O evento conta com cerca de dez atrações, entre food trucks e food bikes de comidas, bebidas e sobremesas. O público pode provar comida australiana, árabe e tailandesa, além do já tradicional cardápio que conta com coxinhas gourmets, brigadeiros, pudins e cervejas artesanais.

Além do tradicional recheio de carne moída o Bura.Co oferece mais quatro versões do sanduíche

Além do tradicional recheio de carne moída o Bura.Co oferece mais quatro versões do sanduíche

Um dos destaques no evento é o Bura.Co, especializado no clássico das festas de aniversário, o lanchinho com recheio de carne, que aqui a ideia de ter um food truck partiu do chef Alselmo Vicentini, que há dez anos atua como cozinheiro no ramo de eventos. Depois de muita pesquisa, os sócios resolveram apostar no lanchinho de festa. O trailer teve um investimento de R$ 140 mil e demorou três meses para ser finalizado.

Outro destaque é o Só Coxinhas, o primeiro food truck especializado no salgado. Servidas em um copinho, você pode optar por coxinhas salgadas nos sabores frango, queijo e camarão e também com recheios de Nutella e doce de leite. A estudante de engenharia Bruna Fernanda que nunca tinha participado de um evento gastronômico aprovou a novidade: “Eu amo coxinhas e adorei esse modelo de food trucks, o atendimento foi rápido e as coxinhas são incríveis”.

Já a comerciante Sarah Medeiros saiu da cidade vizinha, Sumaré, para conhecer os food trucks: “Eu estava curiosa para ver a expansão do shopping, e o evento com os food trucks foi um incentivo a mais. Adorei o milk-shake (do Oh My MilkShake) e o fato de não estar muito lotado. Deu para ver um pouquinho de tudo. Espero que minha cidade faça algo parecido em breve”.

Veja a galeria com imagens da primeira noite do evento.

Quer entrar nessa vibe gastronômica? Confira as cidades onde os trucks vão estacionar nos próximos dias!

EVENTOSpq

Share

P.A Santos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*