A praticidade de se exercitar ao ar livre e gratuitamente

 

Frequentador no Parque da Rua do Porto (Foto: Kamila Vallis Ferraz)
Frequentador no Parque da Rua do Porto (Foto: Kamila Vallis Ferraz)

O Parque João Hermann Neto, mais conhecido como Parque da Rua do Porto, possui diversos atrativos em uma área totalmente arborizada, com canoagem no lago, pedalinho e o cenário calmo, que possibilita a população ter um lugar tranquilo para a leitura de um livro ou para a prática de exercícios físicos como a corrida e a caminhada, em um circuito com 2 quilômetros de extensão.

Em entrevista ao site soureporter, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Johnny Godoy, conta que “diariamente uma média 2 mil piracicabanos caminham no Parque da Rua do Porto, com um fluxo maior entre 6h e 7h e depois das 17h”.

A prefeitura fez melhorias no Parque entre 2006 e 2012, com destaque para a iluminação, construção de dois quiosques, reconstrução do piso da pista de caminhada, melhoria do acesso à Rua Ipiranga, academia ao ar livre para adultos, reforma dos sanitários, construção de um novo sanitário adaptado, instalação de relógio digital e construção da academia para especiais, equipada para atender cadeirantes.

Segundo o engenheiro da Secretária Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Márcio A. Maruko,“são melhorias para ter mais segurança durante uma caminhada ou corrida, dando mais qualidade de vida com a instalação das academias, com mais conforto nos sanitários e segurança com a melhoria da iluminação”, explica.

Antonio de Almeida Leme, 72, conta que frequenta o parque desde a sua inauguração, mas gosta mesmo das quartas e sextas, pois participa de um grupo de corrida no parque. Existem outras pistas de caminhada com livre acesso, podendo variar a extensão de 500 a 1,5 metro, com exceção da pista de caminhada na ciclovia da Av. Cruzeiro do Sul que chega a 3 mil metros, e tem piso produzido com materiais de reciclagem de construção civil, o que ajuda a evitar lesões, pois amortece a pisada.

PISTAS DE CAMINHADA EM PIRACICABA

Centro de lazer Paulicéia – Rua Dona Idalina
Centro de lazer Terra Nova – Rua Augusto Gomes da Silva
Praça Nova Piracicaba – Av. Paulista
Parque Cecap / Eldorado – Av. Eurico Gaspar Dutra
Parque Piracicamirim – Av. Alberto Vollet Sack
Parque Estação Paulista – Av. Dr. Paulo de Moraes
Ciclovia nova Nova Piracicaba – Av. Cruzeiro do Sul
Parque Santa Terezinha – Rua Adelmo Cavagione
Centro de lazer Jardim Nova Iguaçú – Rua Benedito A Jordão
Paraíso da Criança – Av. Marechal Castelo Branco (pista deve receber academia até o final deste ano, segundo a Administração).

Share

Wanderley Garcia

Professor de Jornalismo na Internet. E-mail wfgarcia@unimep.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*