Acidentes envolvendo motos em Piracicaba dobram na última década

Acidentes de moto ocorrem com grande frequência na cidade de Piracicaba (Foto: Reprodução/ TV Globo)
No ano passado 1.066 pessoas ficaram feridas em acidentes de moto (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Em 12 anos o número de acidentes envolvendo motos na cidade de Piracicaba aumentou 99,7%. Em 2000 foram registrados 594 acidentes contra 1.579 em 2012. A Policia Militar apresentou também que em 2012 o número total de vítimas envolvendo motociclistas foi de 1.066.

A enfermeira do hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba, Raíza Maria Piccioli de Oliveira, 20, informou que por dia, de três a quatro pessoas chegam ao hospital por terem se envolvido em acidentes de moto. Ela acrescenta que a maioria das vítimas sofre de fraturas nos membros superiores e inferiores, traumatismo craniano e hemorragia interna. Grande parte das vítimas sobrevive, mas sofre algum tipo de sequela.

A auxiliar administrativa Graziela Aparecida Bortolim da Silva, 39, há nove anos sofreu um acidente quando voltava do trabalho. Graziela contou que estava passando por uma rotatória quando um carro não respeitou a sinalização e a atropelou. Ela passou por 2 cirurgias, por ter sofrido uma grave fratura nos membros inferiores. Após o acidente, Graziela diz que ficou traumatizada e nunca mais andou de moto. “Recomendo que todos tomem cuidado, respeitem a sinalização e circulem sempre em uma velocidade adequada, pois andar de moto é correr muitos riscos”, disse ela.

O diretor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Piracicaba, Jorge Akira Kobayaski, 52, informou que medidas como a troca de lâmpadas dos semáforos já foram realizadas, trocaram-se as lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, por conta da maior durabilidade desse tipo de componente. Além disso, “estamos promovendo campanhas de conscientização sobre o trânsito, que ocorrem na CIET (Centro Infantil de Educação para o Trânsito), somente para alunos do ensino fundamental, com o intuito de conscientizar os jovens sobre os riscos oferecidos a todos no trânsito, e para ensinar quais atitudes devem ser tomadas para evitar acidentes”, explicou o diretor, considerando que “99,9% de acidentes de trânsito são causados pela imprudência dos condutores, não por falha na sinalização”.

Na última semana de setembro, quando comemora-se a semana do trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Piracicaba dará inicio a campanhas de conscientização sobre o trânsito. As campanhas serão oferecidas a diversas faixas etárias, sem prazo para serem finalizadas. Com isso, o diretor acredita que todos terão a oportunidade de se tornar condutores mais conscientes, responsáveis e cientes das atitudes que podem evitar graves acidentes.

 

Share

Um comentário em “Acidentes envolvendo motos em Piracicaba dobram na última década

  • 18 de setembro de 2013 em 21:08
    Permalink

    Parabéns pela matéria!
    Vamos respeitar mais as regras de transito pra que essa estatística de acidentes caia.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*