Festival proporciona troca de experiências entre culturas regionais

Post By RelatedRelated Post

O  festival de Cultura Regionais e Artes Urbanas (Curau) foi realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Largo dos Pescadores e na Casa do Povoador, em Piracicaba. O evento procura fazer o intercâmbio e a convergência entre as culturas tradicionais e os movimentos urbanos contemporâneos, a partir da música e da arte.

Um dos principais objetivos do festival é abranger diversas linguagens artísticas e culturais, valorizando e promovendo a cultura local, além de trazer atrações de outros lugares do país, promovendo a interação de diferentes públicos. Realizar um festival utilizando os conceitos socioambientais, cultura acessível para deficientes físicos e, debates também são alguns dos objetivos.

O projeto acredita na importância da sobrevivência das culturas e da raiz nacional, pretendendo resgatar e valorizar a cultura regional e brasileira. Integrar artistas e ritmos musicais tradicionais da cidade com os de outras regiões do país e com as manifestações urbanas ajuda não só na preservação da cultura, mas na mistura de diferentes povos.

Segundo Leonardo Magnin, organizador do evento, o CURAU “integra a Rede Brasil de Festivais, que no ano de 2012 movimentou 107 festivais em 88 cidades de todo país. O CURAU integra também o Circuito Paulista de Festivais Independentes, que contará com a realização de 20 festivais no Estado, dentre eles alguns já consagrados, como o Festival Contato e o Festival Fora do Eixo”.

Na primeira edição, o festival conseguiu um público de mais de 5 mil pessoas em três dias de programação com música, oficina, debates e muito mais. Até mesmo a localização do evento é pensada de acordo com a cultura piracicabana, por isso é feita no Largo dos Pescadores, pois, nas proximidades há pontos turísticos, como a Ponte Pênsil, Mirante e o Engenho Central, por exemplo.

A programação consiste em shows, debates, oficinas, intervenções, entre outros, com interface de audiovisual e midialivrismo. É livre para o público em geral e gratuito. Para mais informações da primeira edição do Curau assista ao Documentário sobre o I Festival CURAU.

curau 3 curau 4 curau 2curau 5 curau 6 curau 7 curau 8 curau 9 curau 10 curau

Share

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*