Adote uma praça!

Post By RelatedRelated Post

Praça 13 de Maio. (Foto: Vanessa Zumstein)

Praça 13 de Maio é uma das áreas adotadas em Capivari (Foto: Vanessa Zumstein)

Em adoção todo mundo já ouviu falar, mas adotar uma praça é novidade para a maioria das pessoas. Em Capivari, a lei nº 3057/2005 (alterada pela lei nº 3532/2009) estabelece o Programa Adote esta Área, que possibilita a qualquer cidadão ou empresa adotar um jardim, área verde, parque e demais áreas publicas do município. Sendo então de responsabilidade do adotante a manutenção e revitalização do local, alem de ser permitida a colocação de placas informativas.

Um exemplo desse projeto, que visa aumentar a qualidade ambiental e do paisagismo urbano do município, é a Praça 13 de Maio, localizada na esquina da Rua Padre Haroldo com a Rua João Vaz. A Praça foi adota pelo comerciante Francisco Carlos Mendes, 45, porém, a manutenção e limpeza da praça só foram possíveis graças à ajuda dos demais comerciantes e moradores locais.

É permitido ao adotante colocar placas informativas no local. (Foto: Vanessa Zumstein)

Empresas e moradores que adotam praças colocam placas informativas (Foto: Vanessa Zumstein)

Elizabete Mendes, 65, que é quem faz a coleta do dinheiro, conta que a praça estava praticamente abandonada e que mesmo antes da adoção já havia uma mobilização de alguns comerciantes e moradores locais para cuidar do local. A rotina de limpeza e manutenção corre 3 dias na semana, as terças, quintas aos sábados e é feita por um senhor chamado Osmar, que já trabalha com limpeza de áreas verdes.

Elizabete ainda complementa que a Praça 13 de Maio deve servir de exemplo para outras pessoas que moram próximas a uma área verde que não recebe os devidos cuidados. Outro exemplo na mesma cidade é uma área verde localizada na Rua Regente Feijó esquina com a Rua Santa Cruz. Ela foi implantada onde antes havia um terreno baldio e agora é cuidada pelos moradores próximos. Segundo a Prefeitura, o projeto conta com cerca de oito áreas adotadas e a previsão é que esse número aumente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)


*