Agita Ártemis promove a saúde e o esporte no bairro

Post By RelatedRelated Post

Realizado na manhã do último dia 30, na zona rural de Piracicaba, o Agita Ártemis atraiu público com cerca de 60 pessoas entre crianças e adultos. O evento, organizado pela Paróquia São João Batista, teve como objetivo a promoção da saúde e o esporte.

Segundo o padre José Ailton Figueiredo, 51, organizador do evento, o Agita tem como finalidade incentivar os moradores do bairro à prática de esportes e o cuidado com a saúde. “A partir deste evento queremos ampliar os projetos sociais da paróquia voltados para a prática de esporte como elemento de unidade”, afirma o pároco.

Técnicos de enfermagem da Prefeitura estiveram aferindo a pressão arterial e orientando sobre os Gráficocuidados para uma vida saudável. “A própria pessoa negligência a saúde. Não procura ajuda, orientação e quando vê já estão instaladas as doenças resultando nos postos de saúde lotados”, esclarece a técnica de enfermagem, Jurema Vilarinho, 60. Segundo dados da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, os casos de doenças crônicas como diabetes e hipertensão tiveram um aumento de 5% este ano comparado ao número de casos registrados no mesmo período em 2015.

Consultas com optometrista também estavam sendo realizadas durante o evento. “A fila de espera para passar com um oftalmologista é muito demorada e com essa consulta que está acontecendo aqui já ajuda muito, ainda mais sendo gratuito”, declara Elêm Lima, 23, que estava no evento.
O esporte também foi tema do evento que recebeu a campeã sul-americana de kickboxing, boxe e muay thai, Cristmi Niero Páfaro, 31, para uma demonstração das lutas que pratica junto com sua aluna, a estudante de educação física Drielle Brajão, 19. “Fico feliz pela iniciativa, porque o esporte é o único caminho que os jovens têm para fazer um país melhor”, comenta Cristmi. Segundo Lúcia Baltieri Grisotto, 53, que participou do Agita, o evento foi ótimo apesar de pouca gente. “Ainda mais com a apresentação do esporte que é muito importante para as crianças e os jovens, mas é preciso o incentivo dos pais para trazer as crianças”.

Como prova do comprometimento da Paróquia com projetos sociais envolvendo esportes e saúde, são ministradas pelo professor e empresário Josef Borges, aulas de Jiu Jitsu no salão paroquial. O projeto conta com a participação de 31 alunos entre adolescentes e adultos que fizeram demonstrações da arte marcial durante o evento.
A tenente coronel Adriana Sgrigneiro, 49, que marcou presença na manhã do Agita também apoia o projeto esportivo. “Temos que trazer nossas crianças para ações positivas que mostrem para elas que há outras perspectivas além do tráfico e das drogas que acabam com as famílias”.

Share

Lorem Camargo de Lima

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*