Alunos reclamam sobre superlotação em vans

A Unimep  diariamente recebe vans que transportam alunos de suas casas para a faculdade. Nos dias de hoje, elas acabam sendo um meio de transporte  viável para esse tipo de deslocamento, além de benefício do conforto.

Porém, muitos alunos acabam se decepcionando com o serviço recebido, gerando algumas queixas sobre condutor e o próprio veículo. As reclamações em maior número ficam por conta da falta de espaço na parte interna da van, além de cintos de segurança, inflexibilidade de horários, superlotação e velocidade na pista. Os motoristas se defendem, dizem que seus veículos estão em perfeito estado e que cada alunos tem seu banco devidamente designado.

Felipe, 22, aluno de educação física, queixa-se sobre o serviço recebido, apesar de considerar ainda a melhor opção de transporte. “Muitas vezes tive que sentar no colo de outros alunos, não que isso me incomodasse, sou amigo de todos os passageiros mas, acredito que isso é uma falta de respeito comigo e torna a viagem um risco”, conta Felipe.

Felipe aluno de educação física foto: guilherme pires

Apesar de tudo, ele não troca a forma de se locomover diariamente até a faculdade, ” sim, ainda prefiro ser pego na porta da  casa e chegar mais rápido a faculdade”, responde o aluno.

Adriano, motorista de vans discorda, “cada aluno, tem seu próprio assento, caso ao contrário nós nem poderiamos trabalhar, já que seriamos multados e sofrer consequências mais graves caso fossemos pegos por uma fiscalização ou blitz.”

Vans são motivo de reclamação de alunos na faculdade          foto : Guilherme Pires

Os condutores apenas necessitam do CNH categoria D  para exercer a profissão e os próprios afirmam que não possuem nenhum tipo de acordo documentado com a Unimep.

Contatada, a Unimep respondeu que apenas existe um acordo não formal com os motoristas, todo inicio de ano os motoristas fazem uma espécie de cadastro para poderem circular dentro do campus da faculdade . Para a Unimep, as vans são como qualquer outro tipo de veículo, simplesmente estacionam, desembarcam os alunos e ficam ali no aguardo até os mesmos retornarem. A única diferença entre as vans e os demais veículos, é que os motoristas devem estacionar no local designado e respeitar algumas regras como renovar seu cadastro anualmente e ter sua carteira de habilitação em dia, a faculdade também fornece seguranças para tomar conta dos veículos.

As vans são vistoriadas semestralmente por empresas privadas que realizam o serviço. Durante a vistoria são verificados freios, assentos, condições gerais do veículo, pneus e outro qualquer tipo de peça que possa comprometer a viagem dos alunos.

 

 

Share

guilhermepires

Cursando o segundo semestre de jornalismo na UNIMEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*