Americana melhora acessibilidade na Praça Tiradentes

Deficiência congênita ou adquirida é motivo de preocupação para a Prefeitura, que inicia processo de inclusão na arquitetura

Matheus Calligaris

Rebaixamento de meio-fio da praça Jornalista David Garcia Bondezan.

Rebaixamento de meio-fio da praça Jornalista David Garcia Bondezan - Foto: Matheus Calligaris

Localizada na Avenida Bandeirantes a praça Tiradentes foi reformada, com um investimento total de R$ 525 mil, de acordo com a assessoria de imprensa de Americana. No dia 29 de outubro de 2010 foi reinaugurada e renomeada praça Jornalista David Garcia Bondezan.

A reforma não se tratou apenas de uma remodelação visual de troca de piso de concreto para pisos intertravados ou de remodelação do paisagismo. Foi uma reforma de adequação. O local agora tem o rebaixo tanto na calçada da praça quanto na calçada do outro lado da rua, e com a presença da faixa de pedestres. A praça também conta com dois equipamentos de ginástica de supino vertical e puxada alta, que são especiais para pessoas com deficiências físicas. Além disso, na mesma avenida um semáforo especial oferece mais segurança aos deficiente visuais.

Equipamentos de ginástica para deficiêntes físicos.

Equipamentos de ginástica para deficiêntes físicos - Foto: Matheus Calligaris

A prefeitura de Americana vem fazendo reformas na cidade, como na entrada do município, para facilitar a locomoção dos deficientes, eliminando os inúmeros obstáculos enfrentados, como faixas para pedestres sem rebaixamento de meio-fio; calçadas com buracos e desnivelamento ou ausência de sinalização de trânsito sonora. Na entrada principal da cidade a prefeitura está rebaixando calçadas e fazendo arborização do canteiro central.

Share

matheuscalligaris

6 COMENTÁRIO

  1. Olá Matheus, parabéns por estrear o site.

  2. […] Em Americana, uma reforma na praça principal da cidade trouxe equipamentos de ginástica para deficientes físicos. Entretanto, os cidadãos que provavelmente farão uso dos equipamentos ainda encontram dificuldade para chegar até eles, como calçadas com buracos e desnivelamento e ausência de sinalização de trânsito sonora, é o que atenta Matheus Calligaris, em seu texto – “Americana melhora acessibilidade na Praça Tiradentes“. […]

  3. a praça continua com o nome de PRAÇA TIRADENTES!!!! e nao DAVID GARCIA !!!!

  4. Mas Adalberto, se ainda se chama Praça Tiradentes, então porque a prefeitura está anunciando na tv o 3º Roteiro de Buteco Americana na “Praça David Garcia”?
    Você está equivocado meu amigo, a praça realmente mudou de nome.

  5. Um povo que esquece sua historia esta fadado a repetir os mesmos erros. Tiradentes, um nome que remonta à historia nacional,faz parte da educação nacional, david garcia faz parte da historia do prefeito eu particularmente não sei quem era, com todo respeito à familia do mesmo. Stalin apagava as fotos de seus contraditores, para que a historia fosse do seu jeito. Para mim aquele que é contrario à educação é contrario ao seu povo, utilizando-o apenas para votos.

  6. MARCELA BRESSO

    Marcela, acontece que o a arrogancia de nosso alcaide Dom Diego de Nadai, e com toda a assessoria de imprensa e outros orgãos tb, estão com a denominação errada!!! nao se esqueça que na 2ª votação, Cribelari retirou da pauta de votação, ficando portanto suspensao. Entretanto nosso imbecil de prefeito, teima em chamar de David Garcia, assim como todos os eventos , pois é apenas uma maneira de fixar este nome. Se vc passar na Praça verá que nao tem nenhuma placa com o nome de David Garcia.
    veja que eu nada tenho contra David Garcia, alias nem o conheci, mas nao é justo nem honesto e demonstra pura falta de civismo de nosso prefeito e alguns vereadores, em insistir na troca do nome!!!! acesse o facebook diego de nadai x praça tiradentes x camara municipal de americana tem uma pagina a este respeito,ok???
    abç/adalberto
    maxim_imp@terra.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*