ANHEMBI SE PREPARA PARA RECEBER A TRADICIONAL FESTA DO DIVINO

Margens do rio tietê tomada por fiéis e turistas aguardando o encontro das canoas (Foto Gabriel Campos)

Uma cidade de 6 mil habitantes recebe mais de 50 mil turistas no dia da festa

A Festa em louvor ao Divino Espirito Santo, que acontece todos os anos em Anhembi, é uma festa histórica, que possui em seu currículo mais de 170 anos de cultura e tradição. Todos os anos a população espera ansiosamente e a cidade se prepara meses antes para receber a maior festa religiosa do Estado de São Paulo.

Anhembi é uma cidade pequena  do interior do estado, com pouco mais de 6 mil habitantes, um lugar tranquilo e aconchegante, mas esse cenário muda quando chega o dia da Festa do Divino. Mais de 50 mil turistas, entre eles romeiros, fieis e devotos do Divino Espirito Santo, desembarcam em Anhembi para acompanhar o tradicional Encontro das Canoas, evento que acontece no sábado da festa, considerado como um verdadeiro espetáculo de fé e muita devoção.

Esse ano a festa está marcada para os dias 2, 3 e 4 de Junho, mas os preparativos já começaram há alguns meses. Toda a comunidade se mobiliza e se envolve, desde a realização de bingos e tômbolas para arrecadação de dinheiro, até a produção do famoso doce de abóbora.

Mais de 2 mil kg de abóbora são usados para a produção do doce, que é feito por voluntários, devotos do Divino, e depois é distribuído para a população. O doce faz parte da tradição, e no dia da festa se formam filas enormes para se conseguir um copinho. Os fieis acreditam que ele seja abençoado pelo Divino Espirito Santo.

Segundo Dona Clarinha, 76, não tem explicação para o fato de tanta gente se disponibilizar a trabalhar por essa festa. “É muito emoção, muita fé e é só pelo Divino que isso acontece”, explica ela. Clarinha trabalhou como cozinheira da festa por mais de 40 anos, hoje por motivos de saúde não consegue mais se dedicar a isso, mas ela confessa que quando chega essa época do ano o coração bate mais forte e a vontade de vestir o avental e ir pra beira da panela é muito grande. “Eu sou apaixonada pelo Divino Espirito Santo, e nessa época do ano dá pra sentir o cheiro de festa do divino”, afirmou ela, emocionada.

Share

Gabriel Luis Campos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*