Árvores altas geram reclamações na Vila Rezende

Post By RelatedRelated Post

Árvores altas com galhos grandes e próximas a guia (avenida Francisco de Souza) Foto: Rodrigo Ribeiro

-Árvores altas com galhos grandes e próximas a guia (avenida Francisco de Souza) Foto: Rodrigo Ribeiro

Na avenida Francisco de Souza, bairro vila Rezende em Piracicaba, há um grande número de árvores altas plantadas próximo às calçadas e ruas que causam sérios problemas aos moradores, como risco de queda. Os moradores Agnaldo Ribeiro, Marcia Bicci Nicoleti e Marcia Vitti Camattari, afirmam que muitas dessas árvores estão podres e apresentam cupins em seus troncos.

Segundo Agnaldo Ribeiro, “as árvores são altas demais por estarem em área urbana, fora que suas folhas entopem as galerias pluviais e [a enxurrada] causa erosão no solo”. Um caso ocorrido no mesmo bairro foi de uma outra árvore grande que caiu em cima dos fios elétricos no dia 30 de julho deste ano. Os moradores ficaram mais de cinco horas sem energia elétrica em suas casas.

- Guia de água pluvial entupida. Foto: Rodrigo Ribeiro

Bueiro que da acesso a galeira de águas pluviais entupida. Foto: Rodrigo Ribeiro

Segundo a moradora Marcia Bicci Nicoleti, “as árvores plantadas são essenciais para o oxigênio, porém estão muito velhas, o risco de queda é muito grande devido à chuva forte, poderiam ser substituídas por menores e plantadas de forma planejada”.

A moradora Marcia Vitti Camattari afirma que “tem muitas árvores podres que tendem a cair, algumas até prejudicam as calçadas com rachaduras. Vale lembrar que alguns indivíduos jogam lixo em área verde, podia-se colocar placas sinalizando pra não jogar lixo naquele local”.

- Lixo Jogado em área verde (em frente a Paróquia São Pedro). Foto: Rodrigo Ribeiro

Lixo Jogado em área verde (em frente a Paróquia São Pedro). Foto: Rodrigo Ribeiro

O engenheiro agrônomo responsável pela Engemaia, empresa responsável pela poda de árvores da Prefeitura, Marcel Ambrozano, afirmou que “a vila Rezende é um bairro muito antigo na cidade de Piracicaba e a arborização feita naquela época não é adequada aos termos atuais, por isso as árvores são altas. Na questão do lixo o melhor trabalho a se fazer é a parte da educação ambiental”.

O engenheiro também ressalta que há um grande trabalho de corte concentrado no bairro da vila Rezende. Segundo Sonia Rossi, assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente, “se tem um grande número de ligações para realizar a poda de árvores, porém a prefeitura não consegue atender todos os chamados, devido também a limitação financeira do contrato. Foram plantadas mais de 1500 árvores na cidade em recomposição da mata ciliar.”

Para poder realizar a poda de árvores, os moradores devem solicitar na prefeitura pelo telefone 156, para que sejam acionados os técnicos para fazer a avaliação. Essa avaliação é feita de um equipamento chamado tomógrafo, demonstrando a localização precisa dos defeitos das árvores. A princípio, com relação à Vila Rezende, a prefeitura de Piracicaba só irá podar as árvores após a solicitação dos moradores e a avaliação técnica, no entanto, nenhum projeto preventivo está sendo feito.

Share

Rodrigo Ribeiro

UM COMENTÁRIO

  1. Sensacional!!! Melhor escritor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*