ATIVIDADES SOCIAIS MOVIMENTAM PARQUE PIRACICABANO

Post By RelatedRelated Post

Dois eventos tomaram lugar no Parque da Rua do Porto, em Piracicaba, na manhã do domingo, dia 04. A área de lazer, às margens do Rio Piracicaba, recebeu o Festival Ação Saudável bem como a abertura da campanha Outubro Rosa com presença do prefeito da cidade, Gabriel Ferrato (PSDB).

Festival Ação Saudável

A festividade aconteceu pela primeira vez em Piracicaba durante os dias 04 a 07 de outubro e já estava presente em outras cidades e estados do país.

O evento de domingo foi aberto ao público geral enquanto nos três dias seguintes apenas alunos e professores de escolas públicas piracicabanas acompanharam as atrações. Num total, participaram quarenta e duas escolas com expectativa de que 1500 crianças passaram pelo circuito ao longo dos quatro dias, segundo dados dos organizadores.

Apesar de o foco ser o público infantil, o que se viu no domingo foram muitas famílias, inclusive com participação de adultos em workshops de reciclagem de alimentos, aulas de capoeira e também como plateia nas atrações teatrais.

Junior Ribeiro, coordenador do Festival e representante da Evoluir, estima que 3000 pessoas estiveram presentes no decorrer do primeiro dia. “A gente motiva o professor, o professor motiva a criança e a criança motiva a comunidade no futuro”, explicou.

O projeto é de 3 anos e acontece em cidades onde a Mondeléz Brasil está presente. “Entende-se que ao final desses 3 anos tanto escola e comunidade consigam caminhar juntas levando as ações à comunidade”, disse Marly Marsulo, Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico de Biologia. “A ideia é chegar num bairro pela escola e de lá partir pra ação. Que ela tenha sua produção de horta comunitária, que incentive o esporte, que saiam das casas e voltem aos espaços públicos. Vejo como um resgate, com as opções que foram dadas as pessoas ficaram mais presas em casa”, comentou.

A ação tem como base o tripé nutrição, incentivo a atividades físicas e comunidade. Tem patrocínio da Mondeléz Brasil, realização Evoluir, INMED e IEE, com captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Outubro Rosa

Com o intuito de conscientização sobre o câncer de mama, houve uma solenidade na Área de Lazer do Trabalhador por volta das 10h. Entre os presentes estavam o prefeito Gabriel Ferrato, Selma Ferrato, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), e o médico mastologista Sergio Bruno, representante do Instituto de Mama de Piracicaba (IMP).

Após discursos, houve apresentação do quarteto de cordas Opus 4 que intercalava canções com poesias sobre a mulher, declamadas por Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de Letras da Unimep.

“Toda atenção é essencial e através do exame pode se constatar ou não a presença do câncer de mama. Se for descoberto no início a chance de cura pode chegar a 90%”, disse a presidente do Fussp.

Galeria

Share

Gabriel Piazentin

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*