Ato comunitário promove o lazer popular em Araras

A conhecida “Festa da Família” que acontece todos os domingos na Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Cândida em Araras, atrai muitos moradores com suas barracas de comidas e atrações musicais (sustentadas pela própria renda vinda das barracas e outros dois shows ao mês fornecidos pela Secretaria da Cultura da cidade). A organização é da Associação de Moradores do Bairro.

Populares em show do evento - Foto: Murilo Busolin

“A idéia de fixar um tipo de festa aos domingos surgiu há anos quando muitas das famílias do bairro se juntavam e organizavam confraternizações e comemorações no quiosque coberto da praça, que na época estava praticamente deteriorada”, conta Izelda Ozello da Silva, uma das fundadoras da Associação.

A aposentada Josefina Bovo de Camargo conta que os shows musicais custam quase toda a renda das  barracas, mas fica feliz em ver a praça bem frequentada e de fato com um novo aspecto: “Podemos dizer que hoje em dia temos prazer em morar no Jardim Cândida, reunir os amigos e crianças toda semana é ótimo. A praça não tinha nenhuma iluminação adequada e era conhecida como ponto para andarilhos e tráficos de drogas”.

O evento inclusive já prestigiou uma festa especial para crianças portadoras da síndrome de Down, com apoio de igrejas evangélicas incluindo teatros educativos para as crianças.

Izelda e Josefina, algumas das fundadoras da Associação dos Moradores do Bairro - Foto: Murilo Busolin

Morador do bairro desde pequeno e tapeceiro conhecido da região, Valdomiro Rodrigues, conta que tem satisfação em ver que a partir das festas que realizava junto a outras famílias, a praça tornou-se ponto de referência e lazer comunitário bem visto pelos moradores.

O Secretário da Cultura de Araras, Marcelo Daniel, disse que é “gratificante o poder em que a ocupação dos populares agregam ao se firmarem em espaços públicos”.

Vista das barracas sendo montadas - Foto: Murilo Busolin
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*