Ator que interpretou Tio Barnabé no Sítio do Pica Pau Amarelo da TV Tupi mora em Limeira

José Francisco, ator, cantor, roteirista, advogado e contador de histórias infantis nasceu em Itajubá-MG no dia 07 de janeiro de 1925.

O bate papo com seu José foi leve, descontraído e muito agradável. O assunto foi um passeio desde quando ele fez cursos técnicos em horticultura e agricultura no início de sua juventude, até quando se aposentou por idade como funcionário do governo.
No entanto seu grande sonho sempre foi ser cantor. E antes mesmo de entrar no mundo das artes, ele conheceu o escritor Monteiro Lobato, autor de obras que mudariam a vida de seu José.

Como artista, seu José iniciou a carreira com o Rádio Teatro, na Radiatro Experimental do Negro, em 1952. No mesmo ano ingressou na TV Tupi.
Durante sua vida na TV Tupi, recebeu um grande presente, como ele mesmo disse, ao poder atuar como Tio Barnabé no Sítio do Pica Pau Amarelo, nome que carrega até hoje. O personagem proporcionou uma abertura na vida de seu José Francisco, e ele mesmo diz que é uma felicidade poder contar histórias para as crianças.
O Sítio do Pica Pau Amarelo durou de 1952 a 1964 na TV Tupi, e quando encerrou, seu José mudou de casa, foi para a TV Excelsior, onde afirma ter atuado de 1964 até 1967.
Durante esses anos todos, entre TV Tupi e TV Excelsior, ele atuou, entre outros trabalhos, em “A Morte de Quincas Berro D’água”, “Boca de Ouro” e “Pindura Saia”, essa última com Maria Della Costa. Durante esse período, teve a oportunidade de trabalhar com Tarcísio Meira, Zenoni, Elias Greice, Glória Menezes, Mauro Mendonça, entre outros.
E também durante esse período, ele visitou a Argentina junto do elenco de Pindura Saia, que foi enorme sucesso. Esse sucesso permitiu que seu José voltasse à Argentina tempos depois, juntamente do grupo musical “José Francisco e a Escola do Samba”, e com esse grupo, ele visitou a Argentina durante dez anos com apresentações anuais consecutivas, sempre com muito prestígio e sucesso, recebendo os aplausos, por exemplo, de Ray Hamilton, conceituado cantor americano da metade do século passado.
Quando a TV Excelsior mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, durante a ditadura militar, Seu José, que já tinha sua família instituída, decidiu ficar. Mas nem por isso abandonou a carreira artística. Continuou como Tio Barnabé, levando suas histórias e as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo em frente, para as crianças e os fãs.
Mas, com a perspectiva de futuro alterada, seu José acabou ingressando em outras artes, as artes jurídicas. Estudou Direito, e formou-se em 1974 na cidade de Bragança Paulista. Atuou como jurista até se aposentar por idade, em 2010, mas garante ainda possuir sua carteirinha da OAB-SP, da qual foi conselheiro até 1982.
Como artista, seu José se aposentou em 1979, atuando em um especial pela TV Tupi e Tv Record.

Ele afirma que, por ser negro, foi vítima de racismo constantemente na televisão, pois em sua época os autores não escreviam papeis com personagens negros nas histórias, e quando havia um negro no roteiro, pediam para um ator branco se pintar de negro para poder atuar. Seu josé lutou contra a discriminação racial toda sua vida, recebendo muitos títulos e homenagens desde então. Por isso sempre é convidado a participar de eventos para falar sobre a cultura afro, ou sobre a luta contra o racismo, bandeira que afirma que irá carregar até quando não tiver mais forças, pois quer ser lembrado por isso. Ele se sente um pioneiro na televisão e no teatro brasileiro, pois com seu talento e sua competência, abriu as portas para que outros atores negros pudessem atuar abertamente.

Em 1992, foi morar em Limeira. E em 2008 recebeu o prêmio de “Cidadão Limeirense”, pelos serviços prestados à cidade como advogado, e também pela sua enorme contribuição à cultura nacional.
A idade, hoje, não permite mais que seu José seja tão ativo em suas lutas como antigamente, nem como Tio barnabé, contando histórias para as crianças. Mas ele mantém a paixão, e sua memória é um baú aberto para o passado, e para a história da cultura brasileira.

No vídeo, seu José fala sobre o Tio Barnabé, Monteiro Lobato e o Sítio do Pica Pau Amarelo.

Share

3 comentários em “Ator que interpretou Tio Barnabé no Sítio do Pica Pau Amarelo da TV Tupi mora em Limeira

  • 17 de fevereiro de 2014 em 19:44
    Permalink

    Me lembro muito do tio Barnabe adoro ele juro tenho muitas saudades das historias do Sitio do pica pau amarelo serve de exemplo para todas ás crianças de todo Brasil era muito bom assistir servia também para educar todas ás crianças Brasileiras amo demais.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2016 em 18:35
    Permalink

    Infelizmente Seu José Francisco nos deixou agora em 2016, aos 90 anos de idade.
    Meus sentimentos à família, e a gratidão por tê-lo conhecido são e com ótima memória. Vá em paz, meu amigo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*