Bairros de Americana- SP tem lixo e entulho acumulado

01_06_2016_19_49_44
Acúmulo de lixo na Av. Paschoal Ardito em Americana- SP

Apesar de ser considerado crime, o descarte irregular de lixo e entulho acontece em vários bairros de Americana- SP. Isso, na maioria das vezes, ocorre por desconhecimento da população acerca das opções que a Prefeitura oferece para o descarte regular dos materiais.
Grande parte da população não conhece as possíveis maneiras corretas de descartar móveis velhos, eletrônicos, recicláveis, tijolos, lixo e entulho em geral. Em consequência disso, acabam utilizando as ruas, praças e terrenos vazios como lixão.
Uma maneira que a população encontra como solução é a utilização do fogo para acabar com grande parte do lixo acumulado e “limpar” as áreas, gerando um problema ainda maior à poluição do meio ambiente causando malefícios à saúde dos moradores. A inalação da fumaça e as queimadas são alvo de muitas reclamações daqueles que se conscientizaram e não participam deste ato.
“Vejo lixo por toda parte da cidade, em todo lugar que vou encontro alguma coisa. E as queimadas me incomodam demais. Ontem mesmo ao chegar em Americana vi que o ar estava cinza, chega a ser assustador. Hoje, quando sai pela manhã encontrei um terreno recém queimado e em frente uma senhora queimando o seu lixo”, disse Luana Beatriz, moradora de Americana.

01_06_2016_19_49_04
Fumaça de queimadas no bairro Parque Residencial Jaguari em Americana- SP

A cidade oferece dois Eco pontos, um fica localizado no bairro Jd. dos Lírios e outro no Parque Universitário. Os locais funcionam das 7 às 16 horas de segunda a sexta-feira e são fiscalizados por dois funcionários. Porém a população reclama que aos sábados os moradores utilizam o espaço de forma irregular, já que não está sendo fiscalizado por ninguém. “É aos sábados que o povo aproveita para descartar tudo o que quiser e colocar fogo no local”, diz Caio, morador do bairro Parque Universitário.

Existe também um aterro na cidade, que apesar de ser particular, funciona regularmente e tem uma taxa que varia de acordo com o peso do material descartado, menor do que os alugueis de caçamba.
O aterro se chama Cemara Pro- Ambiental e se localiza na Av. São Jeronimo, número 3086, no bairro Morada do Sol. Pode ser descartado no local apenas materiais de construção civil, incluindo a madeira. Plástico, papel e papelão também podem, desde que seja uma quantia pequena. Segundo a secretária do aterro, se a quantidade de material a ser descartado for menor que o de uma caçamba pequena, não será cobrado nenhum valor, porém caso seja maior, a tarifa é de R$ 16,00 por tonelada.

A Prefeitura da cidade oferece dois projetos para ajudar na limpeza pública, são eles o projeto Cata-Treco e regularizar os Eco pontos e construir novos em vários bairros. Para fazer um agendamento do projeto cata-Treco é preciso entrar em contato com a Unidade de limpeza pública através do telefone (19) 3405-9444. Podem ser feitas denúncias de descarte irregular de lixo e entulho ligando para o telefone (19) 3408-8220.

Para descartar materiais de reciclagem é preciso se cadastrar na coleta seletiva semanal que ocorre em todos os bairros do município, ligando para a Secretaria do Meio Ambiente (19) 3471-7770. A adesão da população ao programa é facultativa e não tem custo.

Share

Um comentário em “Bairros de Americana- SP tem lixo e entulho acumulado

  • 1 de junho de 2016 em 22:22
    Permalink

    Ótimo tema abordado! Além da falta de educação, há também falta de informação!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*