Barraca na Feira incentiva leitura com livros grátis

Post By RelatedRelated Post

“Bem vindo a minha biblioteca de caixote!”, diz Antônio Dias (Toni) para um leitor que se aproxima da barraca. Toni é o idealizador do projeto ‘Barraca do Livro Viajante’ e no dia 5 fez sua 3º edição na Feira Livre do Centro de Santa Bárbara d’Oeste/SP (em frente a Estação Cultural).

Ex-feirante e atualmente metalúrgico, Toni tem como objetivo incentivar a leitura, gerar conhecimento e deixar os livros ao alcance de todos, para que não fiquem parados na prateleira.

O interessado pode levar para casa o livro sem custo e sem cadastro e pode devolvê-lo no próximo dia da barraca ou em horário comercial na Estação Cultural. Essa forma de incentivo causa estranhamento e impressiona muito a quem pergunta o valor de venda ou de aluguel dos livros. Quando sabem do ‘empréstimo’ confirmam sua satisfação com o projeto.

“A barraca é ótima! Porque até na biblioteca você fica preso a prazos e aqui não”, avalia a comerciante Silvia Maria Azanha Carneiro.

Segundo Toni Dias, a iniciativa não é uma crítica ao consumismo, mas sim à alienação que a sociedade criou em relação as tecnologias, o que distancia da leitura impressa. “É resposta à minha gratidão com a população da cidade, incentivando outros a fazerem o mesmo como eu: voluntário da feira livre!”, afirma Toni.

A barraca fica recheada de livros de diversos temas e é recebida por borracheiros, garis, empresários e professores. Os primeiros exemplares saem logo as 7h da manhã e mantém leitores fiéis assim como a representante comercial Vera Lucia Barrozo que veio com a filha e o marido: “A gente adora a barraca, sempre vem e com mais doações para os livros não empoeirarem em casa”.

O projeto, apoiado pela Fundação Romi e Secretaria de Cultura do município, acontece todo segundo domingo do mês. No dia 5 deste mês houve uma edição extra para receber doações de livros infantis que seriam emprestados no dia das crianças (12), que teve uma árvore de livros e doces, e um grupo de contadores de histórias.

Confira as imagens do projeto: 

A Estação Cultural fica na Avenida Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara d`Oeste. Mais informações: (19) 3455-4830.
Share

Raíssa N. Ciccheli

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*