Campanha consegue 100 novos doadores de medula em Rio Claro

Post By RelatedRelated Post

Voluntária coleta amostra de sangue na faculdade Asser, em Rio Claro

Voluntária coleta amostra de sangue na faculdade Asser, em Rio Claro

O Grupo Mais Vida realizou na terça-feira (5) uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea em Rio Claro. O evento ocorreu das 18h às 21h na Faculdade Asser Rio Claro e conseguiu cerca de 100 novos cadastros.
O grupo realiza campanhas de doação de sangue e medula há seis anos e tem movido a cidade desde então. Uma das organizadoras do projeto, Licia Perim, conta que após ver a falta de um banco de sangue em Rio Claro e a dificuldade quando era preciso um transplante, veio a iniciativa de criar o Grupo Mais Vida. As amostras são enviadas para o Hemocentro de Jaú, centro de coleta mais próximo. “Nós não podemos tirar sangue aqui e mandar pra Ribeirão [Preto], tem um limite, e também um tempo pro sangue ser transportado”, explica Lícia. Jaú fica a 129 quilômetros e Ribeirão Preto 163.
Com a parceria em rádios e jornais, o grupo ganha divulgação e o estímulo dos moradores de Rio Claro, que cada vez mais se mostram presentes na campanha. “Após ver as divulgações, e perceber com um ato simples pode salvar a vida de alguém, resolvi me cadastrar” relata a estudante Carolina Vieira.
A campanha foi realizada para atender um pedido do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) que informou o baixo número de novos cadastrados no Brasil. “A chance do brasileiro achar um [doador] compatível é mais difícil porque o brasileiro é uma raça muito misturada” afirma outra organizadora do grupo, Luciana Sartori Santos.

 

Share

Mariana Ciscato

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*