Candidato a prefeito, Júlio César comenta a situação da Saúde em Rio das Pedras

Post By RelatedRelated Post

"O que o ocorre na Saúde é reflexo da má gestão desse dinheiro público", opina Júlio César - Foto: Assessoria do médico

O médico Júlio César Barros Ayres (PPS) lançou, na noite de sexta-feira (22/06), sua candidatura a prefeito de Rio das Pedras no ginásio Show de Bola, em evento que foi aberto ao público. Na ocasião, o candidato a vice-prefeito também foi anunciado: Carlos Alberto Pinto (PCdoB), que se elegeu vereador em Rio das Pedras nas últimas três eleições que disputou.

A reportagem do Sou Repórter entrevistou Júlio César a respeito da atual situação da Saúde no município.

Rio das Pedras, atualmente, está abaixo da média estadual e nacional na qualidade do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) com nota de 3,71. Como médico, quais você acredita que são os motivos para esse baixo desempenho do município?

Rio das Pedras teve a pior nota do Estado (SP) no IDSUS (Índice de Desempenho do SUS). Isso é uma vergonha para um município que tem observado um crescimento expressivo da receita orçamentária nos últimos anos. Graças ao progresso impulsionado pelo governo federal e por lideranças regionais, como as de Piracicaba, Rio das Pedras se tornou um município com muito mais dinheiro em caixa. O que o ocorre na Saúde é reflexo da má gestão desse dinheiro público. Nossa nota baixa se deve principalmente à falta do serviço de medicina curativa e ausência total de programas de medicina preventiva como Programa de Saúde da Criança, da Mulher, da Família, do Idoso, Programa de Atendimento Domiciliar, entre outros. Faltam também Unidades Básicas de Saúde nos bairros.

As condições do único Pronto-Socorro da cidade são adequadas para atender a população? É comum ouvir reclamações a respeito do atendimento e até mesmo do número de médicos disponíveis para atender a população.

Os problemas começam na estrutura física, que é inadequada. Também somos muito carentes em recursos humanos. Precisamos de mais médicos, mais enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais.

O que o senhor, como pré-candidato a prefeito de Rio das Pedras, pretende fazer para melhorar o quadro da Saúde no município caso seja eleito?

Com a implantação de todos os programas mencionados na questão anterior, de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros e com a contratação de profissionais para as áreas mencionadas acima. Além disso, pretendemos construir um novo pronto-socorro para atender todas as demandas da população. Dentro desse novo pronto-socorro será criada uma ala especial para o pronto-atendimento de pediatria. Pretendo criar também uma retaguarda para atendimento de pediatria 24 horas. Criação da Central de ambulância para agilizar o atendimento de emergência, fundamental para salvar vidas. Enfim, com minha de experiência de 22 anos atuando como médico, 18 deles em Rio das Pedras, pretendo criar uma estrutura que ofereça um atendimento humanizado ao cidadão, inclusive com a redução do tempo para agendamento de consultas com especialistas. Quero que o tempo para esses agendamentos não passem de uma semana.

Como o senhor avalia o desempenho das atuais 21 secretarias do município? Você acredita que sejam necessárias todas essas secretarias? Piracicaba, que é consideravelmente maior que Rio das Pedras, tem apenas 13.

Você mesmo já respondeu a pergunta, mencionando o exemplo de Piracicaba. Essa é uma das falhas administrativas mais importantes às quais me referi na primeira pergunta. A atual administração se utilizou de um aumento da arrecadação, cujos méritos devem ser atribuídos à conjuntura nacional e regional, para transformar a máquina pública em um enorme cabide de empregos. Os reflexos dessa má gestão são observados nesse caos do sistema público de saúde. E o pior é que, pelas informações que temos, a grande maioria dos contratados pela atual administração não desempenha suas funções da maneira que deveria. Acredito que uma prefeitura de uma cidade pequena como Rio das Pedras tem a responsabilidade de gerar empregos diretamente, mas desde que todos trabalhem de verdade.

O senhor acredita que esteja preparado para assumir o cargo de prefeito? Como o senhor avalia as condições dos demais candidatos de assumirem esse cargo?

Acredito que por já ter atuado dentro do sistema público de saúde por 18 anos, pela minha formação acadêmica e profissional, por já ter me preparado disputando três eleições (para deputado estadual, para vice-prefeito e para prefeito) sou o candidato melhor preparado para administrar a cidade. Em relação aos meus concorrentes, prefiro que os eleitores avaliem e façam o julgamento.

Share

André Rossi

André Rossi é estudante do 3º semestre de Jornalismo, torcedor do Miami Heat e fã de "Dexter". Contato: @gerewinchester / andrerossijor@gmail.com

UM COMENTÁRIO

  1. Internet aceitou todas as minhas mentiras. Eu acabei com a cidade HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*