Canoagem brasileira se destaca no cenário mundial

Post By RelatedRelated Post

Treinamento canoagem lagoa rua do porto, Piracicaba SP. Foto: Rodrigo Ribeiro

Treinamento canoagem lagoa Rua do Porto. (Foto: Rodrigo Ribeiro_

A canoagem é um esporte pouco difundido no Brasil, mas o país possui vários títulos na modalidade. Competidores brasileiros foram campeões do último torneio mundial entre cidades. Na Copa do Mundo o Brasil conseguiu 3° e 2° lugar e nas Olímpiadas de 2016 o competidor Isaquias Queiroz conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze.

A pequena divulgação, segundo os competidores se deve ao desconhecimento e à discriminação também, segundo Ivan Oriani, profissional em educação física. “A canoagem é discriminada. Pelo fato do Brasil possuir diversas riquezas naturais o esporte devia ser mais observado na mídia. Falta incentivo por parte das confederações, pois é difícil praticar o esporte e não gostar”.

Oriani destaca que já levou seus alunos do Colégio Tales de Mileto, de Piracicaba, para competir nos jogos estudantis e que todos dizem ter gostado e alguns deles até se interessaram em iniciar a prática regular.

O aluno de canoagem Luigi Toledo ressalta que o esporte ajuda muito em relação ao preparo físico dos praticantes. “Percebi uma grande mudança em meu porte físico, cheguei a fazer exames praticando a canoagem toda semana, minha resistência aumentou e o metabolismo melhorou”, explica

Toledo diz que depois de ficar um tempo sem praticar, voltou a sentir dores na coluna e perdeu muita coisa que conseguiu ganhar com a prática regular da canoagem.

Aluno praticando manobra. Foto: Rodrigo Ribeiro

Aluno praticando manobra. Foto: Rodrigo Ribeiro

Um dos aspectos que também dificulta o início da atividade para algumas pessoas é a necessidade de investimento financeiro em equipamentos. . Segundo Gustavo Gozzo, professor e coordenador de canoagem de Piracicaba, esta é a maior dificuldade encontrada pelos atletas. “Mas, normalmente a associação banca as viagens, porém tem épocas que a entidade também enfrenta  dificuldades”.

O esporte também possui diferenciais importantes do ponto de vista ambiental, pois existe um contato direto com a natureza. André Magro, estudante do colégio Tales de Mileto, que acompanha sobre canoagem afirma: “O que mais gosto no esporte é a velocidade e a técnica. Meu ídolo é o Gustavo Gozzo (professor de Piracicaba), ele era fantástico”. Magro ressalta que já participou de uma competição e que a sensação de adrenalina, tanto assistindo quanto participando, é o que chama a sua atenção.

No Brasil, o esporte é regulamentado pela CBC (Confederação Brasileira de Canoagem), responsável por organizar as competições. As principais competições são: O Brasileiro, o Mundial, a Copa do Mundo e as Olímpiadas.

A canoagem possui sete modalidades: o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, sendo que as duas últimas são olímpicas. Os equipamentos necessários são: capacete, colete e as saias de vedação.

Foto:Rodrigo Ribeiro

Foto:Rodrigo Ribeiro

A cidade de Piracicaba é eleita como uma das três melhores escolas de canoagem do país (em termos de estrutura e campeonatos) e participa de todos os circuitos paulista, nacional e internacional. Competidores da cidade já disputaram a Copa do Mundo e também de uma seletiva para as Olímpiadas.

Em Piracicaba, as aulas de canoagem ocorrem toda segunda, quarta e sexta-feira no Lago da Rua do Porto. No período da manhã, das 9 às 11 horas e no período da tarde, das 16h30 às 17h30.

Share

Rodrigo Ribeiro

UM COMENTÁRIO

  1. Boa Reportagem, não sabia que este esporte é bem desenvolvido em Piracicaba . Também concordo que o Brasil deveria incentivar mais este esporte, pois somo um país privilegiado com muitos rios, lagos, mar, etc.; adequados para praticar este esporte.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*