Cão, o pior amigo dos bandidos

Os cães adestrados Marlei e Antares posam para a foto depois de Treinamento

Cães a serviço do combate ao crime. Eles são armas não letais, e extremamente eficientes. Segundo dados da Secretaria de Segurança de Tatuí, de janeiro de 2010 até setembro de 2011, 50 quilos de entorpecentes foram retirados das ruas. Cerca de 30 operações são realizadas a cada mês, entre os grupos especiais Canil e Romu (Ronda Ostensiva Municipal). “A aparência e postura do rottweiler já inibe bastante os bandidos, além de nos passar segurança nas operações”, diz Juceiu Rodrigues, Guarda Municipal, há 9 anos integrante do grupo especial Canil.
Além de contribuir para a segurança pública da cidade, os cães disputam campeonatos de adestramento. O Pastor alemão Antares participou no dia 2 de setembro do 2º encontro de Canil, para cães civis municipais do estado de São Paulo, realizado em Itapevi. Ele foi campeão na categoria obediência.

Demonstração de obediência

O Canil foi instituído na corporação em 2000. Hoje o setor possui dois pastores alemães, um labrador, um golden, um rottweiler e um pastor belga. Todos os cães foram doados. A sede da corporação possui um canil onde todos os cães são tratados como guardas, inclusive com direito a condecoração por sucesso nas operações, principalmente contra o tráfico de drogas . Assim aconteceu com o labrador Marlei, que farejou 1,5 mil papelotes de cocaína em fevereiro desse ano e se tornou o primeiro cão condecorado da Guarda.

Treinamento com simulação de sequestro

1,5 mil papelotes de cocaína apreendidas em Operação no Bairro Rosa Garcia 2 em Tatuí, em Fevereiro de 2011. Foto: Guarda Civil Municipal de Tatuí, cedida à CRTv.
Em meio a treinamentos diários e operações constantes, o Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí se prepara para participar dia 29 de setembro em Descalvado-SP do Campeonato Estadual de adestramento, a competição é exclusiva para canis das Forças Armadas, Polícia Militar e Guardas Civis Municipais. “Será mais difícil, mas esperamos fazer um bom trabalho e representar a Guarda Civil Municipal de Tatuí”, diz o Guarda Civil Coelho, com Antares ao lado.

Juceiu e Antares se preparam para a competição
Share

Romeu Neto

Romeu Neto, 19 anos, corintiano, natural de Angatuba-SP, residente de Tatuí-SP, Católico. Acredito que o jornalismo seja um instrumento social, gerador de conhecimento e reflexão. romeubrneto@msn.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*