Cãominhada promove protesto contra maus tratos animais

De acordo com o instituto o Instituto Pasteur, 7% da população de cães do estado de São Paulo não têm dono, que estão nas ruas, instituições governamentais e não governamentais, as chamadas ONGs, que contam com o apoio de trabalhos voluntários e ajuda da população para se manter. Em Piracicaba, até meados de outubro, mais de 350 denúncias de maus tratos animais tinham sido registradas no Centro de Zoonoses de Piracicaba, de acordo com a coordenadora Silvana de Carvalho de Silva
Para a divulgação de seus trabalhos, as ONGs promovem eventos e ações como foi o caso da Cãominhada, caminhada entre donos e animais que aconteceu no dia 9 de outubro na Rua do Porto, em Piracicaba, promovida pela ONG Vira Lata Vira Vida, em parceria com a ONG Ilumina que trabalha na prevenção do câncer de mama, e apóia o projeto outubro rosa, ação nacional em prevenção à saúde da mulher.
De acordo com a presidente do Projeto Ilumina Adriana Brasil, “todo mundo pergunta o que uma entidade médica tem a ver com uma ONG aos proteção aos animais?” e responde que o maior sentimento que um humano pode ter é o amor, e que o slogan dos projetos unidos é “Ilumina recomenda, amar um animal faz bem a saúde”.
O evento começou às nove da manhã do domingo e teve participação de aproximadamente 1,2 mil pessoas e 800 animais. O público era bem variado, cães de várias raças e sem raça alguma, mais conhecidos como vira latas, pessoas de várias idades, entre crianças e adultos, famílias inteiras ou pessoas sozinhas, acompanhadas de seus animais.
Durante a concentração foram distribuídas bandanas cor de rosa para os cães, para simbolizar o rosa da campanha outono rosa, além de água para os cães e os donos e ração para os bichos. A recomendação pra os donos era para os cães de maior porte usar focinheiras. E deu-se o inicio de um abaixo assinado para a abertura de uma delegacia de proteção aos animais em Piracicaba.
Os motivos para as pessoas estarem na caminhada são as mais variadas, para a dona do Bingo, senhora Maira Souza “o veterinário me aconselhou a vir a lugares com muitos cachorros pro Bingo se associar e não ficar muito bravo”, já para Tatiana Bruder, dona do Icco, “é importante vir prestigiar um evento como este, pois lutar pela vida dos animais é preciso”, já para Graziela e Mario Trento, donos do Google “agente veio pra mostrar nosso carinho, respeito e amor pelos animais e também pela importância da divulgação do câncer de mama”.
A Cãominhada está em sua segunda edição, sendo que a primeira que aconteceu no ano passado, teve como homenageado o cão Sansão, um pitbull que foi vitima de maus tratos. Na Cãominhada desse ano os homenageados foram três, como conta a presidente da ONG Vira Lata Vira Vida Miriam Miranda “esse ano a Cãominhada têm três homenageados, o Sansão, o Zorro e o pitbull Thales”.
Conheça a historia dos três cães:
Sansão:

Um Pitbull adulto que foi resgatado pesando treze quilos, seu antigo dono não dava comida nem água para o animal. Correu perigo de morte, e em decorrência dos maus tratos teve séria perda muscular, que dificulta hoje em dia sua locomoção.

Zorro:

Um vira lata filhote que foi abandonado por não conseguir mais andar, pois foi espancado por seu antigo proprietário, que o deixou o terreno do canil e fugiu do local. Ele foi tratado com acupuntura, medicamentos e fisioterapia até voltar a caminhar. E dois meses depois do abandono ele foi adotado. Seu antigo dono foi identificado e responde por processo judicial.

Thales:

Um Pitbull que foi jogado dentro do Córrego do Piracicamirim, imobilizado, com suas patas amarradas. Ele foi resgatado dia vinte e três de março. Ele foi vitima de seu antigo dono, que não teve justificativa que apoiasse seu ato, este foi autuado e pagará uma multa de mil e quinhentos reais, pena máxima para quem maltrata um Bicho.

O evento contou com a participação da Policia Militar, do Canil Municipal de Piracicaba, motos da Rocan e da Semutran.Para maiores informações sobre o trabalho da ONG, pode visitar o site viralataviravida.org.br.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*