Casas e estabelecimentos comerciais feitos com contêineres viram tendência no Brasil

Post By RelatedRelated Post

Um novo estilo habitacional vem agradando gradativamente os brasileiros. A mais nova modalidade de construção é feita por estruturas de aço fortes e leves, os chamados containers. Tanto as casas quanto estabelecimentos comerciais, vêm ganhando forma e design projetados de acordo com as necessidades e criatividade do proprietário.

Devido a suas inúmeras vantagens como moradia, contendo um ótimo custo benefício, mão de obra barata, sustentabilidade, reaproveitamento, versatilidade, mobilidade e entre outros aspectos bastante significativos, a tendência dessa habitação industrial moderna é de importância tanto social quanto ambiental.

Comércio de açaí em São Pedro adotou a nova tendência de construção utilizando os containers. Foto: Adelle Gebara

É de suma importância entender as devidas adaptações a serem feitas para que seja possível um melhor aproveitamento do mesmo, garantindo o conforto do indivíduo que nele se alojará. Por isso, a engenheira civil formada pela EPP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) Mariana Pessoti, nos dá informações sobre as vantagens e desvantagens decorrentes dessa construção. Mariana declara que uma das vantagens é a ótima estrutura e resistência do container para a construção em comparação a uma construção de casas comuns. Porém, sua desvantagem, de acordo com ela é o fato do container ser um ótimo condutor térmico.

A engenheira também informa que a constituição do material do container é ferro. Por dentro, pode conter um assoalho de madeira marítima. Também enfatizou o fato do container possuir pilares, também chamadas de castanhas, as quais fazem com que o container obtenha um encaixe perfeito.

 

Sobre o custo, explica que quanto mais modificações tiverem que ser feitas, ainda mais caro fica a obra. Ela declara que o preço atual do metro quadrado é de 1000 reais e dependendo do que o proprietário deseja fazer, esse preço pode ser até dobrado.

Segundo ela, o tempo de construção para uma casa normal é de aproximadamente dois anos, já uma com os containers, uma casa fica pronta em no máximo seis meses. É importante ressaltar também o fato dessa nova modalidade contribuir para o meio ambiente, pois, segundo Pessoti, é muito válida a reutilização desse material.

Container

Share

Adelle Gebara

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*