Cerca de 40 mil animais foram vacinados em Piracicaba

A campanha de vacinação contra a raiva atingiu 39.903 animais, entre janeiro e outubro deste ano, de acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes de Piracicaba).  Embora a campanha comece apenas em maio, os animais podem ser vacinados antes desse período se os donos procurarem por clínicas particulares.

Em Piracicaba, a campanha ocorreu nas áreas urbana e rural. Nos meses de maio e junho a vacina antirrábica foi aplicada nos animais da área rural, onde o morcego é o principal transmissor da doença.  Já entre setembro e outubro, a área escolhida foi a urbana, onde o principal transmissor é o cão. Ao todo, 140 postos de vacinação foram espalhados pela cidade. Para a veterinária Rita Mader, que está na profissão há 18 anos, a vacina é fundamental para prevenir a doença.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a cobertura vacinal deste ano foi um pouco menor que a de 2012, mas mesmo assim é considerada positiva. Nesta no, no entanto, o número de gatos vacinados foi maior que o de cães. A campanha pública de vacinação antirrábica terminou em outubro. Em clínicas veterinárias, as doses da vacina são encontradas por valores que variam entre R$ 25 e R$ 35.

Confira as orientações da veterinária Rita Mader:

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*