Comércio deve contratar 2 mil funcionários temporários em Limeira

Post By RelatedRelated Post

foto 1

Lojas começam a contratar para fim de ano. (Crédito: Alessandra Postali)

O mês do Natal chegou e a busca por trabalhadores extras neste período, que é considerado o melhor para vendas, está a todo vapor. Em Limeira, há poucos dias do horário de atendimento estendido, ainda é possível encontrar placas nas lojas anunciando vagas temporárias para auxiliar os funcionários efetivos. A previsão de contratação é de cerca de duas mil pessoas.

O assessor da diretoria do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Limeira), José Francisco Faber, destacou a mudança no perfil do consumidor. “Em décadas passadas, na chegada do final do ano, as famílias se preparavam para grandes compras, como troca das mobílias, uma nova televisão, reforma da casa ou vestuário. Mas com as facilidades do mercado atualmente, ampliou-se essa oportunidade, favorecendo as compras ao longo do ano”, explicou.

Foto José Roberto

Assessor do Sicomércio fala sobre perfil do consumidor atual. (Crédito: Alessandra Postali)

Segundo o assessor, o Natal ficou com o foco voltado aos presentes. “O final do ano é a galinha dos ovos de ouro do comércio. Sempre haverá Natal, com crise ou sem crise, com dificuldades ou não, com economia estável ou não”, salientou. Faber destacou, no entanto, que apesar do aumento nas vendas, parte dos comerciantes encontra dificuldades para preencher vagas de vendedores.  

magazine

Gerente não encontra dificuldade para encontrar mão de obra temporária (Crédito: Alessandra Postali)

Falta de mão de obra não é o problema no Magazine Luiza, que começou a ampliar o quadro de funcionários em outubro e registra aumento de 40% nas vendas no mês do Natal.“Já fizemos a contratação de quatro pessoas, ou seja, 25% do nosso quadro de funcionários”, contou o gerente Rafael Frigo. Na loja, o contrato dos temporários é mantido até a primeira semana de janeiro.

magazine 1

Segundo o gerente da Magazine Luiza, o fluxo aumenta 40% no fim de ano. (Crédito: Alessandra Postali)

Sobre o horário de funcionamento do comércio neste final de ano, Frigo ressaltou que as lojas funcionam até as 22h. “Como em dezembro ficamos abertos até mais tarde, as pessoas que não conseguiam vir antes por causa do trabalho, podem vir depois do expediente”, destacou.

havan

Havan possui um total de 118 funcionários. (Crédito: Alessandra Postali)

Já David Willian, um dos responsáveis pela loja Havan, que fica no Shopping Pátio de Limeira, contratou 15 temporários e conta com um total de 118 funcionários efetivos. De acordo com Willian, são raros os casos de pessoas que desistem da função, e sempre há a possibilidade de efetivação. “Surgindo vaga e o desempenho sendo bom, sempre encaixaremos os temporários”, explicou. 

havan 1

Líder de célula avalia desempenho dos temporários para possível efetivação. (Crédito: Alessandra Postali)

Willian contou ainda que os requisitos para preencher as vagas na loja são atenção e agilidade, e que os funcionários passam por processo seletivo para contratação, havendo avaliação de currículo, pré-seleção, entrevista e prova.

Assessor do Sicomércio comenta dificuldade do setor para encontrar mão de obra. Ouça!

Share

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*