Conhecer as diversidades foi tema de palestra em cursinho

Post By RelatedRelated Post

Integrantes da mesa defenderam o conhecimento como forma de evitar preconceito – Foto: Ana Júlia Carregari

O cursinho pré-vestibular Avante, de Piracicaba, realizou um debate sobre LGBTFOBIA no dia 20 de outubro com participação de seus alunos e a mesa composta pelo professor Márcio Nogueira, a psicóloga Andrea Raquel Martins Corrêa e a cantora de rap transexual Ju Paterniani (JuPat). 

Conhecer a diversidade sexual foi o principal foco do debate. Foi discutido como colocar a questão de sexualidade na escola desde cedo, para que as crianças não cresçam sem esse conhecimento e por ventura acabem se tornando preconceituosas. 

O exemplo disso foi dado pela psicóloga Andreia ao pôr em pauta o ensinar crianças sobre as diversas sexualidades, ela diz cada passo que é necessário ser tomado, mostrando que ensinar não é incentivar. 

“Em primeiro lugar é trabalhar a ideia de diversidade, olhando a ciência e não a religião”, aponta o professor Nogueira.  

Conhecimento e mais conhecimento. Dito inúmeras vezes pela bancada, o professor e a psicóloga defendem que o ato de conhecer transforma a visão, não transforma a criança ou adolescente em um igual e nem vai “perverter” ninguém, e sim mostrar que a diversidade existe e que ela deve ser respeitada acima de tudo. 

Para o coordenador do cursinho, Rayan Pereira de Souza, “é importante colocar esse assunto em pauta para podermos discutir e só através da discussão diminuir essas taxas [de preconceito] e por fim nessa cultura de ódio que existe na comunidade”, diz. 

Uma convidada para a assistir ao debate, Vanessa Pires de Moraes, comentou:  “adorei a abordagem do assunto, gostei de como a JuPat colocou ali sua vida para nos mostrar como o preconceito age na sociedade, também gostei de cada indicação de filme, livro e documentário que fizeram, pretendo ver todos”. 

Share

Ana Júlia Carregari

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*