Diário de Bordo – Felippe Limonge

Início de mais um ano de trabalho. Terceiro semestre começando a todo vapor. Disciplina Laboratório de Jornalismo na Internet I. Primeira tarefa: dividir os grupos (às vezes penso que essa é a parte mais difícil), em seguida as escolhas das pautas e produção.

Primeira pauta escolhida: Reportagens sobre bares da cidade de Piracicaba, com enfoque no público alvo de cada estabelecimento. Seis repórteres e seis bares.

O combinado inicial foi que todos os repórteres iriam juntos em cada bar para a produção da reportagem. Sempre com um repórter responsável pela reportagem de um bar, mas toda equipe estaria presente para a cobertura. Já no primeiro bar isso não aconteceu.

Primeiro Bar: Bar do Lao. Repórter responsável: Felippe Limonge. Mesmo com desfalque da equipe, a coleta de materiais e depoimentos foi tranquila e prazerosa. Interessante poder conversar com os freqüentadores da casa e ouvir suas histórias, principalmente quando você consegue falar com o dono do bar, ou seja, muitas histórias. Infelizmente algumas não entraram na matéria. A equipe trabalhou unida e auxiliou na cobertura fotográfica.

Material coletado, hora da produção. Plataforma nova, WordPress, em princípio um medo, uma revolta, mas logo um desafio cumprido. Primeira postagem no Blog Sou repórter: Bar do Lao: cultura e muitas histórias.

Como o semestre voa, já tínhamos outra pauta: show de Elba Ramalho no Sesc Piracicaba. Com a orientação do professor dividimos o que cada repórter iria cobrir. Nossa editora: Larissa Martins por meio de seus contatos nos colocou como equipe de imprensa com direito a pulseirinha e passe livre pelos bastidores. Uma sensação interessante.

Eu e Jessica Pom cobrimos o show em si. Larissa a cobertura fotográfica e as meninas super poderosas, Ariana e Isabela, os bastidores.

Foi uma experiência incrível. Pude sentir a responsabilidade do processo de se levantar informações, conversar com pessoas, prestar atenção nas reações. Ter aquele “feeling” do que pode ser material para a reportagem.

Fim do show, anotações em mãos. Eu e Jessica Pom juntamos as informações coletadas e com o auxílio de Larissa Martins conseguimos uma reportagem rica em detalhes e com lindas fotos.

Fim de mais um ano de trabalho e de mais um semestre. Pronto para os próximos que virão.

Share

Felippe Limonge

Aluno do 3º semestre do curso de jornalismo da Unimep. Agente Cultural do Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto(Secretaria Municipal da Ação Cultural). Ator da Cia TE-ATO de Teatro. felippelimonge@gmail.com

Um comentário em “Diário de Bordo – Felippe Limonge

  • 1 de setembro de 2011 em 0:17
    Permalink

    Fê! Uma honra estar citada em seu diário de bordo! Toda experiência valeu muito, gostei bastante de trabalhar com você. Bjão

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*