Distrito de Santa Terezinha comemora 189 anos

O distrito de Santa Terezinha comemorou nesse mês de Outubro 189 anos. Fundado em 1823 o bairro somente foi reconhecido como distrito em 1922. Essa região concentra sozinha 12% da população piracicabana, com mais de 45 mil habitantes. É um dos bairros mais antigos da cidade. A comemoração ocorreu durante cinco finais de semana, de 29 de setembro a 28 de outubro. A festa aconteceu na área de lazer Santa Terezinha e contou com a ajuda da comunidade local e de algumas lideranças políticas do distrito. As noites de sábados e domingos tiveram atrações musicais e nas manhãs de domingo eventos para toda a família.

No primeiro e no terceiro sábados aconteceu uma mostra de dança com grupos de axé, hip hop, breakdance da região. Mayara Leite, dançarina de um dos grupos, disse que é uma oportunidade muito importante para os dançarinos, pois muitos que se apresentaram passaram a se apresentar em outros locais “A energia boa que as pessoas que assistem transmitem a quem está dançando é incrivél”. Além de  danças, também houve apresentação das fanfarras das escolas do bairro.

Todas as noites contaram com a apresentação de bandas, grupos, DJs, em especial o tradicional show da rádio difusora que aconteceu na noite do dia 13 de outubro e contou com a presença do grupo Moleque Levado. A organização do evento estima que mais de duas mil pessoas estiveram na festa nessa noite.

Show Moleque Levado
Foto:Bruna Togni

Na Primeira semana ocorreu o tradicional passeio ciclístico que reuniu mais de 250 ciclistas de todas as idades. Gabriela Valverde, de oito anos, contou que adora o passio e já é a terceira vez que participa e também sonha em ganhar uma das bicicletas. Ao fim do passeio uma dezena de bikes foram sorteadas.

Passeio Ciclistico
Foto:Bruna Togni

O Terceiro domingo é clássico na festa de aniversário de Santa Terezinha. É reservado para a 26ª corrida de pedestres Virgilio Togni. No entanto, neste ano o evento foi adiado para o último final de semana, por conta de falta de divulgação e  problemas com as inscrições. 42 pessoas participaram, número que, segundo a organização, ficou abaixo dos últimos anos.

Corrida de Pedestres
Foto:Bruna Togni

No quarto domingo da festa ocorreu o desfile de cavalheiros, com início às 9h30 na área de lazer Santa Terezinha e terminou no rancho JM. Cerca de 120 cavaleiros, entre crianças, adultos e idosos, participaram do desfile.

Desfile Cavaleiros
Foto:Câmara Municipal de Piracicaba

E o último domingo contou com o passeio de triciclos e motos com aproximadamente 70 motociclistas. O Professor Buião , um dos mais conhecidos do bairro, comentou que a festa de Santa Terezinha é muito rica e reúne todos os moradores. “Antes eram poucas famílias no bairro hoje somos praticamente uma cidade é muito bonito ver o crescimento e ainda sim a interação de todos em uma festa, esse bairro é maravilhoso, não me vejo longe daqui”.

Passeio Motos e Triciclos
Foto:Bruna Togni

“O bairro, distrito, para alguns a quase cidade de Santa Terezinha é uma casa, os moradores daqui se apaixonam pelo bairro, não pensam nunca em sair, pois aqui você se sente acolhido, os vizinhos são bons, tudo é bom, tudo bem que hoje cresceu e como quaisquer lugares têm as pessoas ruins, mas aqui o bom se sobressai”, disse Irene Godoy, que hoje tem 82 anos e morou no bairro toda a sua vida.

Santa Terezinha
foto:Divulgação

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*