Educando e Joga 10 se classificam na Copa Rocha Netto

Jogada de ataque do Educando pelo Esporte (Foto: Yuri Dias)
Jogada de ataque do Educando pelo Esporte (Foto: Yuri Dias)

A equipe do Educando Pelo Esporte venceu no sábado (11/10) a partida contra o Futebol Clube Esplanada, pelo placar de 2 a 0, com dois gols marcados pelo atacante Victor Gonçalves, válida pelas oitavas de final da Copa Rocha Netto categoria sub-17. Com a vitória, o time mandante classificou-se para as quartas de final do campeonato, onde enfrentará o Reeducando/Parque Piracicaba.

Jogando como mandante, a equipe do Educando pelo Esporte apostou no jogo mais ofensivo para sacramentar a vitória.  Utilizando uma forte marcação do meio campo, aliada à ofensividade de seu lateral esquerdo João Carlos (conforme ilustração abaixo), o time da casa mostrou que era favorito diante da equipe do Esplanada, que atuou com um trio de volantes e que buscava contra-ataques comandados por Luiz Felipe e Wesley.

Esquemas táticos das equipes no 1° tempo: Em vermelho a equipe do educando (4-4-2) e em azul a equipe do Jardim Esplanada (4-3-1-2).
Esquemas táticos das equipes no 1° tempo: Em vermelho a equipe do educando (4-4-2) e em azul a equipe do Jardim Esplanada (4-3-1-2).

Diante do favoritismo, a equipe do Educando atacou por meio de jogadas aéreas logo aos 2 minutos do 1° tempo em uma bola cruzada pelo lateral João Carlos, exigindo boa defesa do goleiro Murilo. Aos 4 minutos, o meia Cleiton, ofereceu perigo à meta de Murilo e quase marcou um gol olímpico.

Com a pressão exercida pela equipe da casa, o Esplanada tentou atacar, porém esbarrava na boa atuação dos volantes Leonardo e Danilo, que anulavam grande parte dos ataques do Esplanada. Em virtude disso, a equipe visitante procurou utilizar a bola parada para agredir o adversário, com dois chutes de falta do meia Rodrigo, um aos 10 minutos, quando a bola passou por cima do gol de Diego e outro no final do 1° tempo, exigindo boa defesa do goleiro.

No 2° tempo, após a entrada de Victor Gonçalves, a equipe do Educando continuou a pressionar o adversário, que parecia estar desgastado pelo forte calor da manhã de sábado. Com isso, o time mandante procurou atacar em velocidade com seus dois meias, Matheus e Cleiton, que sofriam faltas no perímetro da área do Esplanada. E essa tática funcionou aos 6 minutos do 2° tempo, quando Matheus fez bela jogada na entrada da área e sofreu falta. O zagueiro Gabriel bateu a falta no canto superior do goleiro, exigindo grande defesa de Murilo, porém no rebote Matheus tocou para seu companheiro Victor que abriu o placar.

Com a desvantagem no placar, o Esplanada buscou atacar e ofereceu espaços para o adversário. E os espaços foram aproveitados pelo Educando pelo Esporte aos 21 minutos do 2° tempo, quando Matheus novamente em boa jogada tabelou com Victor e na saída do goleiro rolou para o centroavante Victor marcar seu segundo gol na partida.
Com a vantagem no placar, a equipe mandante administrou o placar de 2 a 0 até o encerramento da partida.

Joga 10 x Rezende

Luis Guilherme caminha para a cobrança de penalti. (Foto: Yuri Dias)
Luis Guilherme caminha para a cobrança de penalti. (Foto: Yuri Dias)

No outro jogo válido pela rodada, no campo do Bairro Parque São Jorge, a equipe do Rezende e do Projeto Joga 10 se enfrentaram em busca da vaga para as quartas de final.
Em um jogo disputado, ambas as equipes foram em busca do resultado. Porém o time do Projeto Joga 10 saiu na frente logo aos 3 minutos, com gol do meio campista Bruno. Ele recebeu a bola do lateral direito Matheus, no lado direito do campo de ataque e acertou o ângulo direito do goleiro Gabriel.

Porém a vantagem no placar durou pouco, pois Alemão aos 12 minutos do 1° tempo igualou o placar em um chute de fora da área que encobriu o goleiro Wellington.
Com o resultado da partida igual, o Rezende atuou de maneira ofensiva, oferecendo perigo em chutes de longa distância de Jefferson, que acertou a trave aos 23 minutos, e de Alemão que exigiu boa defesa de Wellington. O jogo ofensivo do Rezende deu resultado nos acréscimos do 1° tempo, em uma falta cobrada por Alemão, que acertou o canto esquerdo do goleiro e deixou a equipe do Rezende em vantagem no placar.

No segundo tempo, o Joga 10 equilibrou o jogo com bons ataques no início da etapa complementar. Aos 5 minutos, em chute cruzado de Bruno, o goleiro Webster, que substituiu o titular Gabriel, espalmou a bola nos pés de Rafael, que completou para o gol e empatou novamente a partida.

Ao se sentir pressionado, o Rezende voltou a atuar de modo ofensivo arriscando chutes à meta defendida por Wellington. Em virtude do forte ataque do Rezende, o time do Joga 10 buscou parar o jogo com faltas, para gastar o tempo que restava de partida. Com o apito final do tempo regulamentar, ambas as equipes se prepararam para a disputa de pênaltis.
Na disputa de pênaltis, o destaque ficou por conta do goleiro Wellington, que no inicio do torneio atuou em outras posições na equipe. Ele defendeu dois pênaltis do Rezende, enquanto sua equipe converteu todos e venceu por 4 a 3 nas penalidades.

Questionado no fim da partida sobre sua versatilidade, o goleiro Wellington falou: “Joguei em várias posições durante o campeonato, dessa vez fui feliz e contribui para a classificação de meu time (Joga 10)”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*