Exposição resgata 35 anos do núcleo de cultura da Unimep

A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) abriu, na quarta-feira, 9, a exposição de fotos que comemoram os 35 Anos de Atividades Culturais do NUC (Núcleo Universitário de Cultura). Fundado em 1980, o NUC é formado basicamente por alunos da universidade e tem como intuito despertar o gosto pela leitura, escrita literária e revelar novos talentos por meio de concurso de contos. A exposição irá se estender até 07 de outubro na Galeria Unimep no campus Taquaral.
Mesmo com alguns olhares desatentos e sendo ignorada por muitos que passam pela Galeria, a exposição possui um acervo com mais de 24 fotos que estão cronologicamente posicionadas desde 1980 até 2015. “Confesso que não tinha me atentado para a exposição, analisando com calma vejo a beleza que esse Núcleo tem e penso comigo quantas vidas eles não devem ter mudado”, disse a estudante de direito, Caroline Lima.
O objetivo do NUC é abrir espaço para a cultura atuando com ativadades internas e externas na universidade (UNIMEP) tendo como instrumento o teatro e o coral. O primeiro Coral atuante em 1980 do NUC foi o “Movimento Negro” regido por Umberto Cantoni e também em 1980 a atuação do teatro “Missa da Terra sem Males” (foto02). Em 1996 houve a inauguração no Teatro Unimep, no campus Taquaral e a programação ficou por conta do NUC, dando ao setor uma maior liberdade de atuação.

Durante o intervalo das aulas, os alunos da Unimep atraídos pela quantidade de fotos exposta. “É interessantes ter o conhecimento do NUC e ver por onde eles já atuaram e o comprometimento com a cultura que eles possuem. No século 21 não se encontra com tanta frequência tantos apoiadores da cultura dessa forma, tudo que não envolva tecnologia não é mais o forte da galera”, disse a estudante de psicologia, Larissa Rossi.

Atualmente o NUC no campus Taquaral tem a participação dos grupos de teatro “Andaime”, e “Cochichonacoxia” e o Coral “Apepú-Yamí (Som da Noite), com extensão no campos de Santa Barbara D’Oeste, grupo de teatro “Pé de Cana” e o grupo de coral Vera Cordis

Coral - Movimento Negro - Regido por Umberto Cantoni
Coral – Movimento Negro – Regido por Umberto Cantoni

 

Teatro - Missa da Terra sem males
Teatro – Missa da Terra sem males

 

Coral - Terceira idade
Coral – Terceira idade
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*