Extensão aproxima alunos da Unimep às comunidades

Post By RelatedRelated Post

Estudantes e funcionários da UNIMEP puderam contar experiências vivenciadas através da extensão durante a 13° Mostra Acadêmica, de 27 a 29 de outubro. Os trabalhos foram expostos no formato de pôster.

A Extensão é uma função social da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem estar associadas ao ensino e à pesquisa. Sua finalidade é o desenvolvimento do bem-estar espiritual, físico e social. Ela possibilita que o aluno se depare com realidades diferentes da que ele vive, na leitura de mundo e de realidade, fazendo com que ele agregue valores ao seu processo de aprendizagem.

Extensionista Matheus Caigaris (FOTO: Caio Nogueira)

Extensionista Matheus Calligaris (FOTO: Caio Nogueira)

Para o extensionista Matheus Calligaris, a importância vai muito além do que ele aprendeu na academia e pode passar à sociedade. “O importante do projeto de Extensão, é que ele ensina os extensionistas que, quando eles estão fazendo esses trabalhos, não é apenas um trabalho de via de mão única, mas quando ele vai num trabalho de extensão, além dele passar o que ele aprende na academia, ele recebe muita informação da sociedade, então é uma troca de informações, é uma via de mão dupla”, relatou.

 

 

Os alunos, Carlos Bruno e Lívia Maria, foram autores do projeto “Fanzine como veículo de Comunicação popular nas práticas Extensionistas”, que serve como instrumento de comunicação popular, onde se torna possível o diálogo entre os extensionistas e as comunidades visitadas, buscando compartilhar conhecimentos entre eles. Para Carlos, a extensão vai álem da sala de aula. “Lidar com outro você não aprende em sala. A extensão vai te expor a determinadas situações nas quais serão impactantes na sua vida, mas a história do outro vai fazer você repensar sua história. Pra mim, o princípio de extensão é justamente esse, você mudar o seu olhar antropológico, ampliar sua mente, e estender seu conhecimento em favor da comunidade”, afirmou.

12386750_1012318232143497_1535361113_n

Carlos Bruno e Lívia Maria (FOTO: Caio Nogueira)

 

O Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Metodista de Piracicaba, Prof. Josué Adam Lazier, destaca a importância dos projetos de extensão para todos os alunos. “O seminário é importante porque é o

Coordenador Prof. Josué Lazier (FOTO: Caio Nogueira)

Coordenador Prof. Josué Lazier (FOTO: Caio Nogueira)

momento em que os alunos podem apresentar aquilo que realizaram ao longo de um período e evidenciar todo esse processo que passa pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão, que é justamente essa saída da universidade para outras realidades. Interage com as realidades, com as pessoas, retorna à universidade e vai desenvolver todo um processo de diálogo e interação de compreensão, que possibilita novos saberes e sobre tudo uma formação humanizada”, concluiu.

 

 

 

Para participar dos Projetos de Extensão, basta ficar atento aos comunicados, editais e mensagens da faculdade, ou se informar através dos contatos:

extensao@unimep.br

Coordenadoria de extensão – (19) 3124-1608

 

 

Share

Caio Nogueira Antunes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*