Farmácia de alto custo muda de endereço pela segunda vez em seis meses

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Pela segunda vez somente neste ano, a Farmácia de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo do governo estadual em Limeira mudou de endereço. A farmácia que iniciou o mês de junho operando em uma sala da Policlínica da cidade, já se deslocou para outros dois endereços, na região da Vila Cláudia e atualmente no Jardim Santa Lina, somente nos últimos seis meses.

Em 4 de junho, a farmácia de Alto Custo (ARE/Limeira), estreou seu funcionamento na Rua João Machado Gomes Júnior, 525, na Vila Cláudia. Segundo o site da Prefeitura de Limeira, uma das principais vantagens daquele espaço era a facilidade de acesso e a grande disponibilidade de linhas de ônibus no ponto localizado quase em frente ao estabelecimento, além de outros circulares disponíveis nas imediações da Santa Casa.

Porém, último dia 12 de novembro, a Farmácia que possui 8.500 processos ativos e faz aproximadamente 10 mil atendimentos por mês, transferiu suas instalações para a Rua Desembargador Júlio César da Silveira, 1.114, na Vila Santa Lina. A inauguração contou com a visita do prefeito, Mario Botion, do secretário da Saúde, Vitor Santos, da Comunicação Social, Antonio Peres e do vereador Lemão da Jeová Rafá.

Atual endereço da Farmácia de Alto (Foto: Raissa Pereira)

O motoboy Renan Ulisses de Farias (27), aprovou a mudança e elogiou o atendimento: “fui muito bem atendido e as funcionárias foram muito atenciosas. Tinha o medicamento e não faltou nada. Passei por uma triagem para saber qual que era o medicamento e qual era o atendimento, logo ele já indicou certinho e já fui atendido, rapidinho”, declarou Ulisses.

O atual imóvel dispõe de 562 metros quadrados de área construída, contando com mais do triplo de área do antigo prédio, de 183 metros quadrados. A distância entre o antigo e o novo estabelecimento é de cerca de 700 metros.

Segundo publicação no canal de comunicação da Prefeitura, a farmácia ainda conta com um novo processo de emissão de senhas, que utiliza o SGA (Sistema de Gerenciamento de Atendimento) – um software Open Source, gratuito, que organiza o fluxo conforme os três tipos de demanda dos usuários: dispensação de medicamentos, renovação de processo ou atendimento com assistente social, que tende agilizar o regime de atendimento.

Para José Carlos Dias, 62, o novo local ficou melhor porque onde estava “era muito apertadinho e agora, em espaço, está bem dividida a parte dos idosos. Não está mais bagunçado como estava e os remédios estão tendo. Pelo menos o dia que eu fui lá eu fiquei umas duas horas. Demora um pouquinho, mas os remédios estavam saindo normalmente. Alguns, dependendo do remédio que eles procuram, às vezes estão em falta. É igual o meu, vira e mexe está em falta, mas logo eles já repõem no lugar”, afirma o paciente que diz se informar antes de entrar na fila para que não aconteça de ficar horas e horas aguardando e correr o risco de não ter o remédio.

A atual mudança vem sendo aprovada pela população, mas, as reclamações sobre o antigo espaço ainda ficam na memória. Além das queixas da pequena área do imóvel e da demora do atendimento, Juliana de Lima (35), ainda ressalta a desorganização do local e falta de atendimento ao telefone: “Primeiro que a gente chegava lá e tinha que passar pelo serviço social, que é uma montoeira de pessoas. As meninas da recepção são umas grossas e não atendem ao telefone. Você vai ao serviço social e nem sempre tem a medicação, e a moça pede para voltar na semana que vem para ver se chegou. Eu perguntei para ela se não tinha como ligar, ela me respondeu: Não, não adianta ligar porque a gente não atende ao telefone”, declarou Juliana, que buscava os medicamentos para o avô.

Na segunda-feira (3), a Farmácia de Alto Custo adotou mais um mecanismo a fim de facilitar a comunicação com a população. Utilizando o aplicativo de celular WhatsApp, o usuário tem a possibilidade de solicitar informações sobre a renovação dos medicamentos e serviços gerais, assim como consultar a disponibilidade dos remédios.  Segundo a Secretaria da Saúde, o acesso ao serviço deve ser feito através do telefone 3451-3643. Ainda que o telefone seja fixo, o número é um WhatsApp Business e pode ser adicionado normalmente pelo aplicativo.

O horário de atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h00, com distribuição de senhas até 15h00.

Balcões de atendimento da nova Farmácia de Alto Custo (Foto: Disponível no site oficial da Prefeitura de Limeira)

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Raissa S. Pereira

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