Feira da José Bonifácio completa 32 anos

Barracas da Feira Artesanal foto: Pedro Franco
A Feira da Praça José Bonifácio, em Piracicaba, foi realizada pela 32ª vez em setembro deste ano tradicional. A cada ano aumenta o número de participantes, que neste ano chegou a 70 artesãos.
Quem visitou a feira encontrou diversos produtos artesanais,  desde os mais simples, como biscuit e bijuterias, até marchetaria, crochê,  cartonagem, pintura, bordado, esculturas, trabalho em meia de seda.  Também estavam à venda tecidos crus e camisetas que retratam pontos  turísticos da cidade, além de acessórios e utencilios do lar em geral.
Havia também uma praça de alimentação, com salgados, doces e comidas típicas, entre cocadas e acarajés.
O artesão Rogério Correa faz anéis e brincos personalizados. Ele participa da feira há 5 anos e diz que demora de três a cinco horas para terminar um trabalho. Correa reclama que os moradores de Piracicaba
não prestigia muito a feira. “Faço porque gosto, não por dinheiro, a dificuldade é que o pessoal não aparece muito, ainda mais em dia de semana
Trabalho do Artesão Rogério Corrêa foto: Pedro Franco
A coordenadora do evento e diretora do turismo de Piracicaba, Maria Inês Bacellar Monteiro explicou como é feito a escolha dos artesãos para poder expor a sua  barraca na feira. Os funcionários da Secretária Municipal do Turismo (Setur) recebem trabalhos de artesanato no mês de janeiro e julho, onde é feita uma avaliação rigorosa, se for o aceito o artesão é chamado na sede para fazer pessoalmente seu trabalho,  e então confirma participação na feira.
Na parte dos alimentos o processo é parecido, o  proprietário da barraca vai ao Setur preparar algo que vai ser avaliado. É  exigido alvará de funcionamento da prefeitura e licensa sanitária.
A feira, organizada pela  Setur funcionou de 7 a 11 de setembro.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*