Grupo auxilia na pós recuperação de pessoas que venceram o câncer

Post By RelatedRelated Post

O projeto “Amigos da Saúde” é um dos vários que a Associação Ilumina desenvolve em Piracicaba. É formado por pacientes oncológicos, seus familiares e por pacientes em grupo de risco de câncer em trabalho preventivo, que se reúnem semanalmente para palestras, terapias motivacionais, atividades físicas, além da realização de artes. Todas as atividades são compatíveis com a condição de cada um, e as dinâmicas e informações são feitas com o intuito de melhorar a condição física e emocional de cada um, além de abordar sobre prevenção e qualidade de vida.

A psicóloga e coordenadora do grupo, Rosemary P. de Moraes e Silva, explica a necessidade dos ex-pacientes, de cuidarem de sua saúde e assim manter uma qualidade de vida saudável:

 

O grupo é formado por homens e mulheres, na faixa etária na sua maioria acima de 50 anos, mas receptivo para todas as faixas etárias, em período de tratamento, pós-cirúrgico, ou em remissão da doença, ele também é assistido e coordenado por duas profissionais da equipe trans-disciplinar da Associação, além de fonoaudióloga e psicóloga. O paciente ainda recebe apoio de outros profissionais em eventos espaçados como nutricionista, nutrólogo, médico, fisioterapeuta.

Rosemary explica a importância das atividades para os integrantes do grupo e de como isso pode beneficiá-los:

Atuação

A intervenção baseada em técnica psicoeducativa com apoio da equipe interdisciplinar objetiva amenizar o sofrimento momentâneo do paciente e do cuidador, oferecendo apoio, acolhimento e informações para compreensão da realidade que se apresenta, contribuindo para aceitação, confrontação, e resignificação da melhor forma possível.

É possível avaliar a demanda e o enfrentamento da situação da doença, o prognóstico, os recursos psíquicos disponíveis e a existência de comprometimentos psíquicos advindos da doença orgânica. A doença e a dependência trazem consigo períodos de transição que podem e devem servir como momentos de reavaliação e reflexão. Com a família (cuidador), o propósito é buscar também evidenciar e mobilizar os recursos de que dispõem para readaptação do paciente.

Os encontros são realizados na sede da Associação Ilumina, com periodicidade semanal e abrangem pacientes atendidos na Associação e seus familiares e recebe pacientes atendidos fora da instituição, devidamente cadastrados para o Grupo. A professora de Ioga, Nereide Felippe, ressalta a importância das aulas ioga para os ex-pacientes.

“A Ioga é uma filosofia de união, ou seja, de união do “supremo”, da “divindade” do criador com a criação, então sendo assim a Yoga trabalha bastante a respiração, as posturas, alongamentos, flexibilidade. alongamento, equilíbrio e força, mas a Yoga em si, é muito extensa e profunda”, comenta Nereide.

(Integrantes do “Amigos da Saúde” durante exercícios nas aulas de Ioga)

A psicóloga Marineide Avelhanedo destaca a importância da psicologia após o tratamento dos integrantes do grupo. O grupo contribui para que você “nasça de novo”. Geralmente as pessoas vão para o “fundo do poço”, desenvolvem uma depressão muito grande, porque dependendo do grau que você encontra essa doença, às vezes seu corpo já está muito comprometido.

(A psicóloga Marineide Avelhanedo, após o encontro com os pacientes do grupo)

Ilumina

A Associação Ilumina é uma instituição sem fins lucrativos, única e, exclusivamente, voltada para: prevenção, diagnóstico precoce do câncer, humanização do tratamento, visão integral do paciente, qualidade de vida durante e pós tratamento e resgate da pessoa – cidadania. O projeto “Amigos da Saúde” defende que o diagnóstico de câncer não precisa ser um fim, mas ao contrário, objetiva ser um começo, um aprendizado para uma nova concepção de vida, mesmo nos casos mais limitantes (perda da voz, remoção da mama, amputação de membros, etc.), em que o foco sai da limitação em si e passa a ser o de brindar uma nova chance para resignificar o existir, mais consciente das potencialidades inerentes a cada indivíduo em particular. A Associação Ilumina fica na Avenida Independência, 171, próximo ao Teatro Municipal. O contato para outras informações é (19) 3375 0140.

Share

Murilo Busolin Rodrigues

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*