Grupo de jovens promove ações culturais no Bosques do Lenheiro

Um grupo de jovens decidiu mudar a opinião pública sobre o bairro Bosques do Lenheiro, em Piracicaba, e oferecerá uma tarde educativa e cultural da Semana do Audiovisual (Seda), evento nacional, que este ano aborda temas suburbanos com oficinas e

Lucas Jacinto, estudante de jornalismo e  oficineiro do evento. FOTO: Jaqueline Altomani da Silva
Lucas Jacinto, estudante de jornalismo e oficineiro do evento. FOTO: Jaqueline Altomani da Silva

debates.
O Bosques do Lenheiro é vítima da falta de segurança ficou estigmatizado na cidade. O último caso extremo foi a recusa de funcionários do Samu em entrar no bairro, que pode ter contribuído para a morte de uma criança durante o parto. O Samu alegou não entrar por falta de viaturas da polícia para acompanhar os funcionários.

A iniciativa dos jovens busca mostrar que não há necessidade de escolta policial dentro dos bairros, que os atos violentos não acontecem por motivos banais e que há necessidade de melhorias para todas as pessoas que residem ali.
O evento pretende abrir as portas do Bosques do Lenheiro para o restante da cidade e diminuir o preconceito criado sobre o lugar.

Oficinas
No domingo, 31, como fechamento da Seda, acontecerá no centro comunitário do bairro Bosques do Lenheiro, um final de tarde repleto de cultura e informação.
Lucas Jacinto, estudante de jornalismo, também fará parte do evento. “Nosso intuito é levar um pouco de informação que não seja só a de políticos comprando votos, a de assistentes sociais tentando viabilizar alguma mudança nas famílias ” diz.
Ele ensinará jovens e crianças a produzir fanzines, pequenos jornais caseiros que tratam de assuntos comuns, por exemplo, festas, notícias e necessidades do bairro. Além de expor a importância da comunicação dentro da comunidade. “Oficina de Fanzine, que tem como proposta principal ensinar as pessoas a lerem um jornal e identificar todos os seus mecanismos, caberá perfeitamente na ocasião, já que os moradores de certa forma estão descrentes com a comunicação, com o jornalismo e com a mídia de modo geral.” completa o jovem.
Dando continuidade às atividades, às 18h, estreia o CineBosques com a exibição de “Cine Hollyúd” que mostra o poder da produção independente. Em seguida haverá o debate sobre o filme.

Serviço:
O que? Oficina de Fanzine
Quando? 31/08 às 14h
Onde? Centro Comunitário Bosques do Lenheiro, R. Pau Brasil, 709

O que? CineBosques: “Cine Hollyúd”.
Quando? 31/08 às 18h
Onde? Local: R. Pau Brasil – Quadra de esporte do Bosques

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*