Grupo que incentiva leitura faz campanha de doação de livros em Rio Claro

Post By RelatedRelated Post

Estante exposta para a doação de livros para o projeto "Plante Livros Colha Cidadãos", no shopping Rio Claro (Foto: Julia Pereira)

Estante exposta para a doação de livros para o projeto “Plante Livros Colha Cidadãos”, no shopping Rio Claro (Foto: Julia Pereira)

O Grupo Amigos da Leitura, de Rio Claro, lançou o projeto “Plante Livros Colha Cidadão”, que incentiva a população a doar livros. Na praça de alimentação no piso superior do Shopping Center Rio Claro foi montada uma estante que a cada dia fica mais recheada de livros, e uma “árvore mural”, que permite aos doadores deixarem recados. A estante ficará no shopping até o dia 30 de novembro, aceitando livros de literatura infanto-juvenil e adulta. Os livros serão encaminhados para as instituições que requisitarem, mas em princípio serão destinadas à Fundação Casa, ao Centro de Ressocialização Masculino e às escolas de Rio Claro que não têm bibliotecas.

O grupo não é uma ONG (Organização Não Governamental), nem formalizado com estatuto, está mais próximo de um movimento, que surgiu por meio do Facebook e já tem 3 anos de história. Em 2011, diversos livros arrecadados em campanhas permitiram que uma biblioteca fosse montada em um bairro da periferia da cidade. “No grupo Rio Claro do Facebook, propagandas de brinquedos começaram a ser exibidas na TV para o Natal, e eu pensei: Ninguém faz propaganda dizendo para comprar livros, e então eu comentei no grupo, e várias pessoas apoiaram a ideia de fazer um natal com histórias, de nós mudarmos isso”, contou Sandra Baldessin, membro do movimento.

“Livros são os objetos mais importantes do imaginário da humanidade. Os livros transformam. Então, por que arrecadar livros e não brinquedos? Porque os livros são brinquedos. Brinquedos que servem crianças e adultos”, completou Sandra. Além da doação de livros, o grupo promove teatros de fantoche no shopping, aos domingos, até o dia 27 de outubro, às 16h30.

Teatro de fantoches apresentado no último domingo, 20, pelo grupo Amigos da Leitura, no shopping Rio Claro (Foto: Julia Pereira)

Teatro de fantoches apresentado no último domingo, 20, pelo grupo Amigos da Leitura, no shopping Rio Claro (Foto: Julia Pereira)

Share

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*