Grupo Samba de Lenço de Piracicaba lança CD na Unimep

O grupo Samba de Lenço de Piracicaba realiza o lançamento do primeiro CD na quinta-feira (24), com uma apresentação no Teatro de Arena, no Campus Taquaral da Unimep Taquaral. O evento tem início às 20h40 e é aberto à comunidade.

Os CD’s estarão disponíveis para compra, com o custo de R$15,00. O valor arrecadado será utilizado para manutenção do grupo. Gravado em maio de 2016 por Felipe Romano Cogo no Estúdio QG, o CD tem 12 faixas e contou com a participação de Ediana Raetano e Maicon Araki, além de outros participantes do grupo. Gustavo Valle foi o responsável pela mixagem e masterização.

samba-de-lenco-camila-angelocci-2
Foto: Camila Angelocci

Samba de Lenço
Originado das culturas africanas dos negros de raízes Bantu, apresenta também elementos oriundos da cultura portuguesa e indígena. No entanto, sua formação estética (música, ritmo e dança) é construída no Brasil, no que chamamos de cultura de resistência.
Para dançar, duas fileiras são formadas: uma composta por homens e a outra por mulheres, ambos trazem um lenço, com o qual convidam o par a participar. Os instrumentos são: tambor (chamado de caixa), um tamborim e um chocalho. As modas do Samba de Lenço podem ser cantadas de improviso.

Apesar do Samba de Lenço estar adormecido há mais de 60 anos em Piracicaba, foi retomado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura, visando estimular as novas gerações a multiplicar esse costume.

Contatos:

Débora Bontorim: (19) 99751-8934
Pietra Polo: (19) 99219-0134

Fotos: Camila Angelocci

Texto por C8 Assessoria do Samba de Lenço Piracicaba, formado por estudantes do 4º semestre de Jornalismo da Unimep

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*