Grupo Samba de Lenço de Piracicaba lança CD na Unimep

Post By RelatedRelated Post

O grupo Samba de Lenço de Piracicaba realiza o lançamento do primeiro CD na quinta-feira (24), com uma apresentação no Teatro de Arena, no Campus Taquaral da Unimep Taquaral. O evento tem início às 20h40 e é aberto à comunidade.

Os CD’s estarão disponíveis para compra, com o custo de R$15,00. O valor arrecadado será utilizado para manutenção do grupo. Gravado em maio de 2016 por Felipe Romano Cogo no Estúdio QG, o CD tem 12 faixas e contou com a participação de Ediana Raetano e Maicon Araki, além de outros participantes do grupo. Gustavo Valle foi o responsável pela mixagem e masterização.

samba-de-lenco-camila-angelocci-2

Foto: Camila Angelocci

Samba de Lenço
Originado das culturas africanas dos negros de raízes Bantu, apresenta também elementos oriundos da cultura portuguesa e indígena. No entanto, sua formação estética (música, ritmo e dança) é construída no Brasil, no que chamamos de cultura de resistência.
Para dançar, duas fileiras são formadas: uma composta por homens e a outra por mulheres, ambos trazem um lenço, com o qual convidam o par a participar. Os instrumentos são: tambor (chamado de caixa), um tamborim e um chocalho. As modas do Samba de Lenço podem ser cantadas de improviso.

Apesar do Samba de Lenço estar adormecido há mais de 60 anos em Piracicaba, foi retomado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura, visando estimular as novas gerações a multiplicar esse costume.

Contatos:

Débora Bontorim: (19) 99751-8934
Pietra Polo: (19) 99219-0134

Fotos: Camila Angelocci

Texto por C8 Assessoria do Samba de Lenço Piracicaba, formado por estudantes do 4º semestre de Jornalismo da Unimep

 

Share

Thaís Passos da Cruz

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*