Horta Solidária tira pessoas das ruas e ajuda famílias carentes em Rio Claro

por / 17 de junho de 2017 Cidadania sem comentários

Post By RelatedRelated Post

Com apenas dois meses de funcionamento, a Horta Solidária de Rio Claro já vem colhendo os primeiros frutos. O projeto ajuda na ressocialização de ex-moradores de rua e ainda produz verduras, legumes e frutas que abastecem instituições de assistência social e famílias carentes.

Implantada no bairro Santana, área central do município, a horta utiliza um terreno que era alvo de reclamações dos moradores em razão da quantidade de lixo e presença de usuários de drogas e garotas de programa.

Mas o efeito visual no bairro é secundário. De acordo com o gerente da horta, Alexandre Falararo, 48, conhecido como “Boiadeiro”, o principal objetivo do projeto é capacitar ex-moradores de rua. “O Trabalho aqui é feito por cinco pessoas, durante quatro dias da semana, é uma atividade remunerada que visa a ressocialização dos ex-moradores de rua. Eles passam por um curso de 60 dias para aprenderem a manusear os instrumentos e conhecerem também um pouco sobre agricultura”, disse.

Alimentos produzidos na horta abastecem escolas e entidades assistenciais / Foto: Gabriel Cupido

Alcoólatra em recuperação e ex-morador de rua, Warley, 31, é integrante do projeto onde recebe um salário mínimo por mês e garante que sua vida mudou. “Faz três anos que estou aqui em Rio Claro e fui acolhido pelo projeto. Essa horta melhorou muito o bairro e deu para os moradores de rua uma oportunidade de emprego. A horta está ajudando a gente demais, principalmente eu que sai da rua e já tenho o meu salário, já vou alugar minha casa”, conta em tom de alívio. “Não adianta as pessoas darem esmola e cesta básica. Elas têm que dar oportunidade de trabalho, né? Tem que dar a vara para as pessoas pescarem e não peixe”, explica o ex-morador de rua.

A horta já abasteceu diversas entidades em Rio Claro, como a Casa de Repouso Luz Divina, a Comunidade Terapêutica Manasses, a Hospedaria Lar Feliz e a Casa de Saúde Bezerra de Menezes. Mas o objetivo é ampliar para prover escolas e creches da rede municipal. “Estamos desenvolvendo mais seis hortas ao redor da cidade e nos distritos e queremos chegar a 30 até o final de 2020”, destaca o gerente da horta.

O projeto atualmente conta com uma equipe de 150 pessoas e foi criado pela Prefeitura de Rio Claro em parceria com a Unesp e o Instituto Federal de São Paulo.

Por Gabriel Cupido e João Gabriel Souza

Share

João Souza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*