Idosos procuram mais atividades físicas em Santa Bárbara

Post By RelatedRelated Post

A população da terceira idade de Santa Bárbara d’Oeste, vem praticando cada vez mais o esporte.  Há cinco anos, cinco grupos de idosos realizavam treinamento de atividades físicas no ginásio Djaniro Pedroso, hoje, são quase 20 grupos com cerca de 800 pessoas no geral que fazem parte da “Melhor Idade” e praticam alguma atividade física.

O interesse em praticar exercício é, na maior parte das vezes, para conseguir ter mais disposição e saúde. Um dos fatores que incentiva o idoso a começar a se exercitar, são as academias ao ar livre que a cidade oferece. Hoje, o município tem 27 academias ao ar livre, espalhadas pelos bairros e os frequentadores (sendo a maioria idosos), recebem a orientação semanal de um preparador físico, sobre como se exercitar.

O preparador físico da prefeitura, Rodrigo Batagim, realiza esse cronograma de orientação com a terceira idade e explica que a expectativa de vida das pessoas está crescendo cada vez mais e por isso há essa preocupação de se manter ativo. “As academias ao ar livre oferecem bem-estar aos idosos, pois enquanto eles se exercitam eles estão ao ar livre e interagem com as pessoas do mesmo ambiente. Isso aumenta o desejo de treinar e estimula o interesse em praticar atividade física continuamente”, relata.

Idosos treinando em academia ao ar livre. FOTO: Imprensa Prefeitura SBO

Idosos treinando em academia ao ar livre. FOTO: Imprensa Prefeitura SBO

A atleta, Marisa de Fátima Guidolim, de 55 anos, pratica esporte há muito tempo, e diz que uma das melhores maneiras de se exercitar é ao ar livre. “Você tem mais disposição, faz bastante amizade, e é gratificante chegar em minha idade e ainda estar ativa. Graças essa motivação, eu me inscrevi no concurso de Miss Santa Bárbara da terceira idade, e fui uma das campeãs”, diz Marisa.

Outra praticante de atividades físicas que despertou o interesse pelo esporte após treinar nas academias ao ar livre, é Neide Aparecida Mancini da Silva, 57, que hoje está se preparando para os jogos municipais que acontecerão em dezembro no município. Em 2009 ela teve câncer de mama e por recomendação médica, começou a se exercitar. “Eu frequentava a academia ao ar livre do meu bairro e depois me integrei em um dos grupos da melhor idade. Ano passado eu participei do Jogos Regionais do Idoso e fiquei em 4° Lugar na modalidade de Dominó. Esse ano quero mais”, afirma Neide.

 

As esportistas Marisa e Neide. FOTO: Isabela Sabéllico

As esportistas Marisa e Neide. FOTO: Isabela Sabéllico

 

Grupos da terceira Idade

Além da orientação das academias ao ar livre, o Educador Físico, Rodrigo Batagim, fornece o treinamento dos 19 grupos da melhor idade. Dentre eles estão:

– Estrela Dalva;

– Vida Nova (Rotary Club);

– Beija Flor (Jardim Europa);

– Girassol (31 de Março);

– Viva a Vida (CRAS 2);

– Primavera (Mollon);

– Felicidade (Orquídeas); Arco Íris, Raio de Luz e Sol (CSU)

– Alegria de Viver (Cidade Nova);

– Lua Nova, Águia (CRAS 1);

– Reviver (CRAS 4);

–  Estrela da Manhã (Cruzeiro do Sul);

– Sesi;

– Amor Perfeito (Amev); e

– Asilo São Vicente de Paula.

No Ginásio Municipal Djaniro Pedroso, o treino acontece sempre às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 7h30.

 

Share

Isabela Sabéllico

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*