Iniciada reforma do Cine Iracema

Foram iniciadas, no dia 5 de setembro de 2011, as obras de reforma do Cine Iracema, no centro de Iracemápolis. A equipe da empreiteira responsável pela obra trabalha no local e pretende entregar o prédio, totalmente novo, em meados de 2012.
Do antigo cinema não sobrou muita coisa. O processo de reforma ainda está no início, porém, o recinto está tomado pelos materiais de construção. Tijolos, areia, pedra, ferro, estão espalhados pela área.
As centenas de cadeiras de madeira foram removidas, assim como o antigo piso de taco foi retirado. O forro do telhado já não existe e o pequeno palco que havia na parte frontal do cinema, que abrigava a tela, foi desmontado.
Na fachada, a bilheteria está intacta. Já a escada que dá acesso ao piso superior e sala de projeção, está em processo de demolição. O mais curioso é que os antigos projetores ainda se encontram no local, o que para os mais nostálgicos, é motivo de emoção certa.

Fachada do Cine Iracema será preservada - Foto: Renato Evangelista
Com o novo projeto, o prédio, que tem mais de 50 anos, será transformado em um Cine Teatro.
Ângelo Denadai, presidente da AMACI (Associação Movimento Arte e Cultura de Iracemápolis), afirmou que “a reforma está sendo promovida pela Usina Iracema, unidade do Grupo São Martinho e a própria AMACI, e terá um custo de mais de R$ 2 milhões. Parte dos recursos será obtida pelo Grupo São Martinho por meio de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além da Lei Rouanet por meio da qual a companhia repassará o valor do incentivo fiscal à AMACI”.
Segundo Ângelo, o local terá capacidade para receber 316 pessoas e infraestrutura e equipamentos para receber espetáculos teatrais e musicais, palestras, projeção de filmes e eventos culturais e educacionais. Do espaço de 760 metros quadrados, serão mantidos a tradicional fachada e os painéis internos de gesso trabalhados nas paredes do prédio com cenas que remetem à atividade agroindustrial da cana-de-açúcar.
Uma bomboniere, quatro banheiros e um mezanino com capacidade para 56 pessoas são algumas das novidades que o público encontrará no Cine Teatro Iracema quando for reinaugurado.
O presidente da AMACI disse que todo o projeto foi constituído de forma a garantir totais condições de deslocamento para pessoas com deficiência, inclusive os camarins e o palco.
“A aprovação do projeto junto ao Ministério da Cultura para a liberação dos recursos via Lei Rouanet é uma grande conquista para o meio cultural de Iracemápolis e, conseqüentemente, para toda comunidade” comentou Ângelo Denadai.
Interior do Cine Iracema Foto: Renato Evangelista
Share

Renato Evangelista

Aluno Curso Jornalismo UNIMEP e-mail: renatoevangelista@futtura.inf.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*