Jornalismo, paixão e futebol!

Livro: XV de Piracicaba 100 anos - Destemido e Valente (Foto: Arlete Moraes)
Livro: XV de Piracicaba 100 anos – Destemido e Valente (Foto: Arlete Moraes)

No ano do centenário, fãs e torcedores do “Nhô Quim” ganham mais um motivo para comemorar

 

Será lançado, no dia 13 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts, o livro “XV de Piracicaba 100 Anos – Destemido e Valente”. Escrito por professores, alunos e ex-alunos da Faculdade de Comunicação da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o livro é um homenagem ao Sport Clube XV de Novembro, que completará um século no próximo dia 15.

Os desafios dos jogadores, o amor pelo clube e as primeiras conquistas do “Nhô Quim” são retratados nas 196 páginas do livro, que foi dividido em 15 capítulos, com histórias, passagens, curiosidades e períodos inesquecíveis do time. Momentos importantes são ressaltados com orgulho pelo atual presidente do clube, Celso Christofoletti. “O nome do XV de Piracicaba é muito forte no cenário do futebol e o nosso centenário, nossas propostas e projetos têm como objetivo alavancar novas receitas e tornar o clube cada vez maior e projetá-lo ainda mais no cenário nacional”, avalia o presidente.

A ideia de fazer um livro sobre o centenário partiu do ex- presidente Luís Roberto Beltrame, que em 2011 procurou a universidade para estudar as possibilidades de parceria com o clube. Os alunos do curso de Jornalismo foram os responsáveis pela pesquisa e escrita das informações, e para isso contaram com os acervos do jornalista e pesquisador, Rocha Neto, Centro Cultural Martha Watts e com os acervos do próprio XV. Também participaram os alunos dos cursos de Radio e TV, Cinema, Publicidade e Propaganda, Designer Gráfico, Fotografia e Audiovisual.

O projeto começou em fevereiro de 2012 e teve duração de um ano e meio. A escolha dos participantes foi realizada a partir de seleções entre alunos contemplados com bolsas de R$ 300 e ex-alunos que participaram voluntariamente do projeto. A história do XV é contada por meio de fotos e textos que ilustram os principais momentos e as grandes conquistas do time.

O livro também mostra o pioneirismo do time em relação ao esporte no Brasil. No primeiro capítulo, ganha espaço Vicente Feola, o primeiro técnico da seleção brasileira e campeão do mundo pelo Brasil, que treinou o time em 1954. Histórias curiosas como “O milagre de Russo” e o primeiro gol de Pelé (válido pelo Paulistão), que ocorreu contra o XV são lembrados. Para o professor Gustavo Alvim, reitor da universidade, “é uma excelente oportunidade de os estudantes se envolverem numa atividade importante para sua formação profissional, como parte da aprendizagem e ampliação do conhecimento que vêm buscar na Unimep”, considera.

SERVIÇO:

Lançamento: 13/11/2013

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Martha Watts Endereço: Rua Boa Morte nº 1257, centro.

Livro: “XV de Piracicaba 100 anos – Destemido e Valente”

Preço: R$ 150,00 edição luxo; Capa dura; 15 capítulos; 196 páginas. Editora: B2 Comunicação

Onde encontrar: a partir do dia 14/11, na loja oficial do XV e também pela B2 comunicação (com sede á Rua Apinajés, 369- Perdizes – São Paulo – SP)

No dia do lançamento, o livro deverá ter um desconto especial (valor ainda não definido) e no dia 14, um valor especial sobre os 300 primeiros exemplares vendidos.

Entrada franca, evento aberto.

 

Share

Um comentário em “Jornalismo, paixão e futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*