Lançamento de Fórum Inter-Religioso abre mês da consciência negra em Piracicaba

O lançamento do Fórum Permanente Diálogo Inter Religioso abre, nesta sexta-feira (01/11) a programação do Mês da Consciência Negra em Piracicaba. A atividade é aberta à comunidade e inclui apresentações culturais e debate, com a participação de líderes de diferentes denominações religiosas, sobre o tema “O papel e a participação dos negros em suas religiões”.

Promovido com apoio do Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), Quilombo Zanzibar e Grupo Cativeiro, o evento será realizado na Sociedade Beneficente Treze de Maio, às 19h30. Como entrada, as entidades organizadoras solicitam a doação de um litro de leite.

A programação na cidade inclui eventos ao longo de todo o mês de novembro, com destaque para o dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado municipal em Piracicaba. Nesta data as atividades estarão concentradas no Engenho Central, onde será realizado, durante todo o dia, o Festival Afropira 2019, que reúne atividades culturais, artísticas, religiosas e musicais.

Cursos, rodas de conversa e debates também vão estimular a reflexão sobre a cultura negra. O Sesc Piracicaba promove, no dia 13, às 19 horas, a última etapa do Curso de Introdução à Filosofia Afro-Brasileira, com o filósofo Antonio Filogênio Júnior. No dia 19, às 19h30, realiza roda de conversa sobre Afro-Empreendedorismo Social, com participação da empreendedor digital Catiene Mendes; e no dia 22, às 19h30, a palestra Outra Educação é Possível, com a professora e escritora Luana Tolentino. Todos os eventos são gratuitos.

Outro destaque na programação são os eventos que envolve manifestações musicais e de danças, como a capoeira, o samba, o batuque de umbigada, o hip hop e o rap. A 7ª Festa da Consciência Negra do Jardim Ibirapuera, programada para o dia 10, a partir das 13 horas, vai reunir apresentações de pagode, batuque de quintal, samba rock e batuque de umbigada. O evento acontece no Jardim Ibirapuera/Paulicéia, Rua Dom Manoel esquina com a Rua Lima, e é aberto a todos os interessados.

Nesta mesma perspectiva, o Sesc Piracicaba programou, para o dia 24, domingo, um conjunto de eventos que abrem espaço para a dança afro, o break, o hip hop e o rap. A iniciativa inclui apresentações, rodas de conversa e oficinas e ocorre em parceria com entidades da cidade que atuam nesta área, como a Casa do Hip Hop. A programação tem início às 09h15, com uma roda de conversa sobre A importância do Hip Hop no Interior, e prossegue até o final da tarde.

A programação completa de atividades pode ser conferida no site soureporter.com.br, na aba Baobá.

Letícia Santin
Agência Baobá Comunicação
Contato: (19) 99723.9983 | le_santin@hotmail.com


A Agência Baobá Comunicação é um projeto do Curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Trata-se de uma agência especializada na produção e difusão de conteúdo sobre igualdade racial e valorização da cultura negra.
Supervisão: Professor Paulo Roberto Botão (MTB 19.585)


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*