Lixo e mau cheiro no Lago Azul de Rio Claro incomodam visitantes

Lixo é descartado inapropriadamente na beira do lago / Foto: Felipe Gonçalves
Lixo é descartado inapropriadamente na beira do lago / Foto: Felipe Gonçalves

Freqüentado por moradores e turistas, que buscam lazer e contato com a natureza, o Parque Lago Azul, na zona norte de Rio Claro, tem deixado visitantes incomodados com o lixo na beira do lago e o mau cheiro provocado pela poluição. Sacos plásticos, potes de sorvetes, peças íntimas – como sutiã e calcinha – garrafas de refrigerantes, além de embalagens de cigarro, protetor solar, leite e canudinho são alguns dos objetos encontrados na margem do lago.

“Anos atrás, o Lago Azul era limpinho, hoje está um lixão”, declara a cabeleireira, Aline Freitas, que passeava no parque. A dona de casa, Jaqueline Bonatti reclama do odor do lago. “Está vindo um mau cheiro! Nós estávamos sentadas mais pra lá e está um cheiro insuportável. Eu acho que tem que ter uma grande melhora, porque aqui é um lugar público e infelizmente está muito sujo”.

Sutiã é descartado na margem do lago / Foto: Felipe Gonçalves
Sutiã é descartado na margem do lago / Foto: Felipe Gonçalves

Para o estudante, Matheus Henrique Plancke, que costuma trazer o irmão de sete anos para passear no parque, o problema está na falta de conscientização das pessoas “Quando você vem com uma criança aqui e você joga o lixo no chão ou no próprio lago, a criança é influenciada por isso. A sujeira do lago é mais um problema de educação, que vem de casa. Se você ensinar a criança a ser consciente com o meio ambiente, a poluição seria minimizada”, afirma o jovem.

Assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro informou que a administração “faz a limpeza diária no Lago Azul, mas solicita a colaboração da comunidade para manter o local limpo. Em Rio Claro, não há motivos para se jogar lixo em locais inadequados. A coleta de lixo domiciliar atende todos os bairros da cidade”.

O Parque Lago Azul, localizado entre os bairros Santana e Vila Aparecida, ocupa uma área de aproximadamente 130 mil metros quadrados. Além do lago e da ampla área verde, conta com pista de skate, quadras esportivas, bocha, academia ao ar livre e playground. É utilizado pela população como área de lazer, e está aberto, diariamente, das 7h30 às 19h.

Texto: Felipe Gonçalves

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*