Lixo incomoda moradores do bairro São João em Araras

Casa com fachada pintada: aviso aos vizinhos FOTO: Isabela Guevara
Casa com fachada pintada: aviso aos vizinhos
FOTO: Isabela Guevara

No Jardim São João, em Araras, lixo e entulho têm sido descartados em terrenos baldios e calçadas. O caminhão de coleta passa no bairro três vezes por semana, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, mas parece não resolver a situação. Camila Batista Cerqueira, 29, moradora do bairro há seis meses, diz que a Prefeitura de Araras faz tudo o que pode a respeito deste assunto, e que a própria população é quem complica a situação.

O descarte irregular tem gerado muita discussão. “As pessoas jogam o lixo em qualquer lugar, e isso entope os bueiros, acaba atraindo ratos e baratas, o cheiro não é bom. Fora abrir o portão da sua casa e encontrar várias sacolas e coisas jogadas lá”, afirma Ana Maria Francisco de Sousa, 54.

O Diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais de Araras, Antônio Lionel Cerri, informou: “nós fazemos nosso papel e não deixamos a desejar, mas o problema é que não dá pra fiscalizar cada esquina. A cultura que as pessoas cultivam desde sempre é o que atrapalha nosso trabalho, e isso não é nossa responsabilidade”. A Prefeitura tem um cronograma de coleta em que no início do mês recolhe-se o entulho, no meio, os galhos-verdes e no final do mês, cata-treco.

“Eu faço minha parte, separo a reciclagem do lixo doméstico, mas nem todo mundo faz isso. Algumas ruas são bem conservadas por conta dos próprios moradores, mas no geral, o bairro é muito sujo”, alega Ana Lúcia Camargo Luiz, 43, moradora do bairro há 36 anos.

Terreno baldio é ponto de descarte do lixo FOTO: Isabela Guevara
Terreno baldio é ponto de descarte do lixo
FOTO: Isabela Guevara
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*