Mídias sociais mudam perfil jornalístico

Post By RelatedRelated Post

Com a evolução das mídias sociais, o perfil jornalístico vem sofrendo mudanças e transformações. Na nova era digital é fundamental que este profissional tenha perfil multimídia, saiba compreender os processos de navegação, o funcionamento de um site e tarefas como edição e diagramação, para que possa entender o canal de gestão e informação.
Simone Pelegrini, professora de Computação Gráfica e Internet do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Limeira, ressalta a importância dessa atualização. “Impresso e online não são feitos para o mesmo público, já que apresentam formatos diferentes. O mesmo profissional do impresso será o mesmo jornalista do online”.

Fotos Feira de Profissões 015
Simone Pelegrini em palestra sobre Mídias Sociais

Ela explica ainda, que com a expansão das mídias sociais, o impacto das mudanças não se limita ao tipo de informação, mas atinge também a transmissão da notícia. “A informação é a mesma, mas o meio muda, bem como o emissor e o receptor da mensagem, de forma que haja adequação desta ao meio que veicula”, diz.
A jornalista ainda relata os problemas de adequação do novo profissional jornalístico. “No Brasil, o jornalismo online ainda está em processo de adequação. Não há profissionais que consigam de maneira eficiente, trabalhar com as mídias sociais. A maior dificuldade é adequar a informação ao público em diferentes formatos. As matérias precisam ter mais perfil econômico, tendo em vista que haverá ainda muitas mudanças no curso de jornalismo. O profissional é multifacetado e deve ser formado, já que a rede social força isso. Empresas entendem que uma pessoa faz tudo, sendo que, na verdade, deveria ser uma equipe”, esclarece.
Pelegrini ministrou palestra sobre Mídias Sociais na 3ª Feira de Profissões de Limeira. As estudantes do 9º ano do Colégio São Benedito, Ana Júlia Drago (14), Beatriz Lacava Malavasi (14) e Tiemy Gushiken (14), reconheceram a importância do assunto. “É importante assistir a uma palestra como esta para ter melhor entendimento sobre os assuntos que envolvem o tema”, diz Ana Júlia Drago. Já para Beatriz Lacava Malavesi, “o importante em relação às mídias sociais é buscar entender o mundo digital à nossa volta”. Para Tiemy Gushiken, “saber sobre as mídias sociais um pouco mais gera como consequência o conhecimento de modo a ficarmos mais antenados sobre o futuro”.

Novos desafios midiáticos

Novos perfis jornalísticos

Share

Nathalie Gallo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*