MORADIAS POPULARES SERÃO ENTREGUES EM 2016

Post By RelatedRelated Post

DSC02248 cópia

Foto: Letícia Alves

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (EMDHAP) vai oferecer, através de um processo de inscrição e sorteio, cerca de 1,9 mil moradias populares aos moradores mais carentes do munícipio. As inscrições já foram realizadas entre junho e julho deste ano. Para se inscrever os moradores teriam que ter uma renda familiar máxima de até R$ 1,6 mil.

A porteira Fernanda Cristina, inscrita no programa, há mais de sete anos tenta ser sorteada para uma casa popular. Fernanda mora com dois filhos em uma casa alugada e diz que o que ganha mal dá para pagar o as despesas e a alimentação. Ela afirma que não tem nenhuma ajuda dos familiares e que de vez em quando recebe uma pensão do pai de um dos filhos. Cristina diz não ter outra condição de adquirir uma moradia financiada a não ser pela EMDHAP devido ao baixo custo.

Como nunca foi sorteada, Fernanda não acredita que mães solteiras tenham prioridade no sorteio das moradias populares. A moradora acredita ser totalmente errado a EMDHAP não fazer nenhuma inspeção para constatar a veracidade das informações passadas pelos inscritos. Segundo Fernanda, há casais que não são casados no civil que têm uma casa no nome de um e consegue o novo imóvel no nome do outro, depois aluga ou vende e nenhuma providência é tomada.

Se essas casas fossem retiradas dessas pessoas que não precisam e entregues a quem realmente necessita, a fila de espera estaria muito menor e também seria uma forma de inibir essas pessoas de fazerem novas inscrições.

Fernanda diz que a EMDHAP deveria ser mais organizada, e não deixar os inscritos sem nenhuma informação. Os imóveis são insuficientes para cobrir o déficit habitacional na cidade.

Foto: Letícia Alves

Foto: Letícia Alves

A recepcionista Regina Gimenes, afirma que faz a inscrição há mais de 10 anos e até hoje não foi sorteada, ficava horas na fila, até passava mal. Regina mora com a filha e garante que não tem nenhuma condição de adquirir um imóvel se não for por meio da EMDHAP. Ela mora em uma casa cedida pelo pai, mas o local está inacabado e ela não tem condições financeiras para reformar. A candidata diz que se realmente mãe solteira tivesse alguma prioridade ela já teria ganho uma moradia popular há muito tempo. Segundo Regina o salário dela é bem baixo, sem condições nenhuma de financiar um imóvel.

A secretária da diretoria da EMDHAP, Sandra Cristina, em entrevista por telefone, disse que as moradias estão sendo construídas por empresas tercerizadas contratadas pela Caixa Econômica Federal, que recebe a verba do governo federal. Segundo Sandra, as primeiras moradias serão entregues na região do bairro Gran Park prevista para junho e julho de 2016. Sandra também informou que o sorteio ainda não foi realizado, a previsão é para o começo de 2016 e que os dados de todos os inscritos foram enviados para a Caixa, que está analisando toda as informações em geral para constatar junto a EMDHAP, quais pessoas são compatíveis e quais incompatíveis com as exigências.

Sandra também informou que a empresa esta sendo bem rigorosa em exigências paratentar inibir pessoas com más intensões, mas que a empresa é bem limitada, pois uma pessoa pode até possuir um imóvel, mas estando no nome de outra pessoa fica dificil controlar. Sandra também disse que eles possuem um programa de pós-ocupação com assistentes sociais para tentar detectar irregularidades. Quando há uma denúncia, a empresa emite um ofício de comunicação para o órgão responsável, no caso CDHU ou Caixa Econômica Federal que são os únicos que podem pedir reintegração de posse legalmente, pois os imóveis não pertencem a EMDHAP. A empresa só faz a parte burocrática e acompanhamento como um intermediário.

A secretária afirmou que a empresa recebe denúncias por telefone, ela também falou que os moradores são os maiores fiscais e que no ofício enviado a Caixa não vai o nome da pessoa que fez a denúncia mesmo que ela se identifique.

Segundo Sandra, a EMDHAP tem uma listagem complementar que serve como um dossiê para a comprovação de pessoas com deficiência, que no caso entram no grupo de critérios com mais pontos, e as chances de ganhar são bem maiores. A secretária também informou que nesse processo em junho e julho eles fizeram cerca de 16 mil atendimentos, mas somente 5.800 inscrições foram válidas.

Foto: Letícia Alves

Foto: Letícia Alves

Share

Letícia Alves

10 COMENTÁRIO

  1. Eu vanessa aparecida tenho dois filhos miro sozinha em comodo sedido pelo meu pai tenho 10 anos de escriçao e nunca ganhei nd ai vai muito fasem barracoque ja tinha ganhado em outros sorteio e ganha de novo e ganha outra

  2. Fiz a inscrição mais nunca ganhei nada ate hoje luto mais ta difícil .Vamos ver se agora dessa vez da certo

  3. O problema não está só na fiscalização de pessoas que já possuem 1,2,3…imóveis, pois é só fazer a inscrição no nome da pessoa (cônjuge) que não há imóvel no nome e ganha. Tem famílias que fazem no nome do pai, filho, tio, mãe e todos ganham, depois vendem e compram carro zero, sendo que há ônibus que passa na porta. O problema está dentro da própria endhape, ou caixa federal ou algum vereador, ou funcionários da prefeitura, eu não sei a pessoa certa, mas você paga R$ 2.500,00 pra essa pessoa e colocam você na frente ou já garantem sua residência. Isso aconteceu no bairro Santa Fé, Piracicaba I, II e III.
    Faz 7 anos que venho tentando no mínimo ser chamada para o sorteio e nunca obtive nem respostas. Não tenho condições de pagar $2.500,00 para conseguir casa própria, já que esse valor é à vista e também não seria da minha índole essa desonestidade.
    Algumas famílias que ganharam chegaram a vender por $5.000,00, um valor arriscado, pois você tem que pagar no nome da pessoa proprietária e se a caixa descobrir você perde tudo, por isso houve algumas invasões, os próprios vizinhos vêem que a residência está vazia e invadem.
    Tem que haver fiscalização bimestral, semestral ou que seja por ano, alguma assistente social deveria ir até o local de surpresa e conferir.
    Enquanto isso, pessoas como eu, que pagam suas contas em dia, trabalha dia e noite pra sobrar um dinheiro pra comprar remédios, alguns o governo não da, ficamos no final da fila.

  4. E fiz a inscrição a mais de 10 anos nunca fui sorteada…fiquei no sorteiro uma vez qu

  5. Sempre passo por perto p ver. Como anda a construção e vejo que está parado , gostaria muito de saber como vão ser entregues essas moradias até o primeiro semestre desse ano , como estão dizendo por ai!? Se a obra não vai pra frente!

  6. Olá, esse sorteio é injusto mesmo, porque conheço familia que ganhou no santa fe, e conseguiu no gilda, e ja nem tem mais porque ja vendeu, e quem comprou nao perdeu porque a emdhap nao fiscaliza e nem a caixa tira, eles nao perdem tempo com isso, e essa de ser ”cunha” de vereador é verdade, se vc conhece algum fica muito mais facil, mesmo ate mesmo se vc conhece alguem direto da emdhap entao é mais facil ainda, uma pequena, porque eu tenho 3 filhos, e moro de favor em dois comodos em casa de parente, uma humilhação no dia a dia, infelizmente.

  7. Como eu posso saber que ganhei o apartamento ou casa da emdhap que dia o sorteio.

  8. Boa tarde a todos eu tbm faz anos q fiz a inscrição e nunca obtive sinal sem falar que preencheram meu cadastro errado sendo que eu levei todos os documentos corretos. E tbm já vi pessoas que foram contemplados com a casinha depois sair vendendo ou até mesmo alugando enquanto nois que realmente precisa não temos esse previlegio de estar ganhando

  9. Meu nome é luciene ap de andrade sou mae solteira tenho 4 filhos 3 moram comigo so ei trabalho meu salário 1300$ sou tecnica enfermagem moro de favor sou humilhada…vi meu nome na lista dos apartamentos fiquei muito feliz. Mas não e falaram q tenho q aguarda ainda outra lista o que é isso injustiça .to a mais de 10 anos aguardando uma casinha ou ap qualquer coisa ate barraquinho.onde ja se viu aguarda mais pelo amor d e Deus ja tenho 50 anos Ate quando .ajuda a gente por favor que precisa.

  10. Eu não acho justo as pessoas que nem precisa da casa daí ganha pra alugar e vender eu que tou precisando sair do aluguel com o meus filhos não consigo já fiz as inscrições a 13 anos e até agora nada o que isso va

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*