Mostra traz melhores fotos jornalísticas de 2014

Foto 3 - Diminuida
Foto 1- Exposição de fotos jornalisticas de 2014 (Thierry G. Marsulo)

Em sua 10ª edição, a Mostra Anual de Fotojornalismo chegou pela primeira vez a Piracicaba na quarta-feira, 16 de setembro e está em exposição no Átrio da Biblioteca do campus Taquaral da Unimep. O evento teve como abertura a palestra “Os Rumos da fotografia e do fotojornalismo na era digital”, com o professor de fotojornalismo da ESPM, Erivan Morais de Oliveira.
A Mostra é realizada pela ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) e traz uma seleção de mais de 80 fotos de fatos importantes que ocorreram no Brasil no ano de 2014, dentre eles temas políticos, esportivos e retratos.
Na palestra no Auditório Verde, o Professor Erivan Morais de Oliveira, discutiu a crise que está passando a fotografia devido à alta qualidade dos equipamentos eletrônicos e das fotos instantâneas. “A fotografia passa por uma crise, mas nunca se fotografou tanto como hoje”, disse o palestrante. Para Oliveira, existem pontos importantes para entender a fotografia: a história da técnica, como ela surgiu e suas passagens de gerações até a criação do fotojornalismo; a credibilidade do fotógrafo; a tecnologia e por fim, a criatividade. “Hoje temos muito mais possibilidades de fazer fotos com equipamentos de primeira e muitas vezes não aproveitamos. Talvez falte um pouco de criatividade nas pessoas, nem tudo é culpa da alta tecnologia”, disse o professor.

14432264208eac6ac6683072bea6c56cf55dbfd197
Foto 2 – Palestrante Erivan Morais de Oliveira (Thierry G. Marsulo)

A abertura do Mostra foi realizada logo após o término da palestra. Os alunos dos cursos de fotografia e jornalismo se dirigiram ao átrio da biblioteca do campus e puderam ter contato com as mais de 80 fotos selecionadas. “A fotografia é o que puxa o leitor a comprar o jornal, primeiro ele vê a imagem, depois lê a legenda que irá puxar a curiosidade para o lead (primeiro parágrafo do texto) até a compra do jornal” disse Oliveira.
De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão, a mostra de fotografias traz para os alunos a possibilidade de um diálogo com profissional da área, uma experiência acadêmica para indagar o aluno a ser mais criativo na sua área de trabalho.
No período da tarde, Oliveira realizou uma oficina da ferramenta TimeLapse e demonstrou formas diferentes de registrar uma foto “Eu vejo que a foto não é mais estática como a Mostra, existem ferramentas que quebram esse modelo como o TimeLapse, a Foto panorama, a Foto 360 e o mosaico” declarou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*