Movimento intenso no cartório de Tatuí para regularizar título eleitoral

Fila para atendimento dobrou o quarteirão - Foto: Romeu Neto

O movimento de pessoas no Cartório Eleitoral de Tatuí foi intenso na quarta-feira, 9/5, data limite para que os cidadãos ficassem em dia com a Justiça Eleitoral e assim possam votar nas eleições municipais desse ano. Dona Guiomar Ferreira de 57 anos chegou às 8h da manhã e só foi atendida ao meio dia, ela trasferiu o título de Sorocaba para Capela do Alto, cidade em que mora desde 2010.” Eu não ía transferir, (título), porque achei de votaria em Sorocaba, mas já que eu moro aqui (Capela do Alto) decidi votar aqui.
Segundo Rodrigo Soares, funcionário do Cartório, desde o dia 30 de Abril foram ampliados os horários de atendimento para a regularização Eleitoral. A unidade atendeu das 9h às 18h inclusive aos sábados, domingos e feriados, porém os eleitores deixaram tudo para a última hora e agora enfrentam quase cinco horas de espera. “Ontem (08/05) depois das 6h da tarde, nós distribuímos senhas para quem estava na fila e atendemos até às 10 da noite, e hoje vai ser do mesmo jeito, serão mais 900 atendimentos”, estimou Soares.
O Cartório Eleitoral de Tatuí, atende moradores de outros seis municípios da região: Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra. As cidades juntas, contabilizam 122.887 mil eleitores, de acordo com dados de março de 2012 do Tribunal Superior Eleitoral. Pedro Gasparoto, morador de Quadra, completa 18 anos em 2012, para ele o alismamento eleitoral se tornou obrigatório. “Não quero ficar em dívida com a justiça, mesmo atrasado eu vim tirar o título”, completa Gasparoto.
Além de emissão do primeiro título e tranferência, outros serviços foram prestados pelo Cartório, como: Mudança de Zona Eleitoral mediante justificativa, emissão da segunda via do título e quitação de multas.
A não participação nas Eleições pode acarretar em alguns prejuízos ao indivíduo, que não conseguirá se matricular em faculdades fiscalizadas pelo Governo, tirar o CPF e passaporte, inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em instituições financeiras que tenham participação do governo.

Share

Romeu Neto

Romeu Neto, 19 anos, corintiano, natural de Angatuba-SP, residente de Tatuí-SP, Católico. Acredito que o jornalismo seja um instrumento social, gerador de conhecimento e reflexão. romeubrneto@msn.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*