Mudança de trânsito causa insatisfação em Americana

Post By RelatedRelated Post

A implementação de mão única no viaduto Amadeu Elias, que ocorreu no dia 12 de outubro, é uma das alterações de trânsito que estão sendo feitas pela prefeitura de Americana para trazer melhorias no fluxo de automóveis. Alguns cidadãos reclamaram sobre a distância a percorrer para chegar ao destino que antes da alteração era alcançado facilmente. As alterações visam promover a mobilidade urbana no município, diminuir o tempo de deslocamento e melhorar a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), Adriano Alvarenga Camargo Neves, em notícia publicada no site da prefeitura.

Sinalização na Avenida Bandeirantes, retorno para Rua Pernambuco. Foto Letícia Santin.

Os viadutos Ministro Ralph Biasi (Centenário) e Prefeito João Baptista de Oliveira Romano são as opções dos motoristas que utilizam a Rua Paraná, Avenida Paulista e Avenida da Saudade para acessar a região central, informou o secretário. “Ficou horrível!”, diz Jorge dos Santos, que trabalha na Avenida da Saudade, e afirma que a alteração piorou o trânsito ali. Já Evanilson, também frequentador diário do local, conta que não percebeu diferença no fluxo de automóveis na avenida, mas que não gostou da mudança. “Para chegar na Avenida Brasil agora precisa fazer um retorno enorme”, lamenta.

A rua Rio Branco agora tem sentido único de direção, desde a Praça do Trabalhador até o viaduto Amadeu Elias e a Rua Dom Pedro tem sentido do centro para o bairro já a partir da Rua Ruy Barbosa, junto à Praça XV de Novembro. Bruna que trabalha na Rua Rio Branco reclama que agora demora muito mais tempo para chegar ao seu local de trabalho. “Moro do outro lado da praça (praça Tiradentes) e preciso fazer um retorno muito grande para chegar até aqui”, diz.

Sinalização de trânsito alterado na Rua Dom Pedro, no centro de Americana. Foto: Letícia Santin

O secretário adjunto da SOSU, Eraldo Camargo, explica, no site da Prefeitura, que as novas alternativas que acredita favorecerem os motoristas. “Com as alterações, os motoristas que estão na Avenida Brasil em direção à Rua Rio Branco, quando chegarem até a Fernando Camargo poderão fazer a conversão à esquerda, sentido centro da cidade, que hoje é proibido. Outro benefício é que poderão acessar, a partir da Rua Rio Branco, a Rua Dom Pedro para se dirigirem até a saída da cidade, facilitando o acesso para a cidade de Nova Odessa e Rodovia Luiz de Queiroz”.

Alguns motoristas confusos pararam antes do retorno para a Rua Pernambuco para pedir informação diante da mudança de trânsito na Avenida Bandeirantes ao meio de sons de buzina de outros motoristas durante a cobertura pelo Sou Repórter. As alterações estão sinalizadas. A prefeitura não respondeu à tentativa de contato pelo Sou Repórter.

Share

Letícia Santin

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*