O Mal da Primeira Impressão

Primeira foto do Superman - divulgação Warner Bros.

Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Então, ele tem sido levado a extremos por alguns fãs. Várias produções têm recebido enxurradas de insultos de fãs por apenas algumas fotos divulgas que não batem com o gosto de alguns destes. E esse problema só é agravado pela própria internet. Nessa era de informações rápidas em que vivemos, essas fotos caem mais rapidamente na internet graças a sites de paparazzi especializados em conseguir imagens de filmes ainda em fase de produção. Essas imagens viram de conhecimento público ao cair nas redes sociais. Imagens estas que muitas vezes, justamente por serem tiradas dos sets, não ganham o tratamento devido e assim acabam soando ridículas gerando grandes problemas aos estúdios. Outro tipo de produção que costuma causar problemas pra os estúdios são as adaptações de livros ou quadrinhos. Por já contarem com uma legião de fãs, esses projetos já apresentam riscos, pois muitas vezes os fãs não entendem que mudanças devem ser feitas nos visuais dos personagens para adequá-los ao cinema. Duas produções que sofreram com isso recentemente foram “Superman: O Homem de Aço (Man of Steel)” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ( The Dark Knight Rises)’’. Ambos os filmes ainda estão em produção e têm estreia agendada para 2012. O primeiro teve problemas ao divulgar a foto do Superman, por causa do novo uniforme do personagem que tem escamas, o símbolo do peito um pouco diferente e não tem a tradicional ‘’cueca’’ por cima da calça. Já o Batman teve problemas ao revelar a primeira foto da Mulher Gato que pouco se assemelha à personagem nos quadrinhos. Nos dois casos fãs disseram que era uma falta de respeito para com o personagem e falaram até de boicotar os filmes. A situação chegou a tal ponto no “caso” Batman que Anne Hathaway, a interprete da Mulher Gato, teve que defender o visual da personagem. É logico que cada pessoa vai ter uma opinião ao ver uma imagem de um filme. A questão não é essa, mas sim a reação exagerada de alguns fãs, ao propor boicotes a filmes apenas por algumas imagens divulgadas, eles demonstram uma enorme infantilidade e só prejudicam os projetos de histórias que dizem admirar.

Primeira foto da Mulher Gato - divulgação Warner Bros.
Share

Luis Capucci

Aluno de Jornalismo da Unimep-Piracicaba e-mail: lhcapucci@hotmail.com

3 comentários em “O Mal da Primeira Impressão

  • 19 de agosto de 2011 em 1:03
    Permalink

    A expectativa da estréia contribui pra isso, pois o público ansioso procura por essas imagens. Mas é importante que os verdadeiros fãs deem um voto de confiança ao trabalho dos profissionais e assistam ao filme sem uma pré opinião que a divulgação de fotos pode gerar. Ótimo texto, parabéns.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2011 em 21:20
    Permalink

    A polêmica às vezes é na verdade provocada pelo próprio estúdio. Quanto mais polêmica antes do lançamento, mais impacto haverá quando o filme chegar aos cinemas. Boa análise!

    Resposta
  • Pingback:Sou Repórter: Laboratório dos alunos de Jornalismo da Unimep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*